[weglot_switcher]

Nvidia prestes a atingir valor de mercado na casa dos biliões

Doze zeros. A gigante tecnológica prepara-se para se juntar a um grupo exclusivo de congéneres – Apple, Microsoft, Alphabet e Amazon – que valem biliões. As ações dispararam mais de 26% na quinta-feira e a empresa vale agora cerca de 950 mil milhões de dólares.
26 Maio 2023, 21h07

A Nvidia estará prestes a entrar num grupo muito exclusivo de empresas – as que valem mais de um bilião de dólares (trillion, em inglês). Depois de uma valorização muito significativa na quinta-feira, em que as ações da empresa dispararam 26%, o valor de mercado da Nvidia atingiu os 950 mil milhões de dólares. Um dia antes, esse valor estava nos 755 mil milhões.

Analistas estimam que o marco possa ser alcançado já na próxima semana, e a Nvidia poderá juntar-se a empresas como a Apple, Microsoft, Alphabet e Amazon, todas elas a valer mais de um bilião de dólares. A fabricante de processadores tornar-se-á assim a quinta cotada norte-americana a alcançar essa valorização de mercado (market cap). A primeira delas foi a Apple.

Em causa poderá estar a elevada procura por processadores gráficos, nesta acelerada corrida ao desenvolvimento de novos modelos de Inteligência Artificial (IA). A empresa prevê vendas superior a 10 mil milhões no segundo trimestre do ano fiscal de 2024, segundo um comunicado divulgado na quarta-feira. As projeções refletiram-se no ânimo dos investidores.

As ações da empresa já estavam a subir 108% ao ano, ainda antes da sessão de quinta-feira em Wall Street. Vivek Arya, do Bank of America, diz à CNBC que estas projeções são as mais fortes que a empresa já apresentou e que a valorização de mercado da Nvidia está no trajeto para “ir ao bilião e além”.

Além de ser conhecida como fabricante de processadores, a Nvidia tem investido no desenvolvimento de tecnologias disruptivas na área tecnológica com alcance a sectores tipicamente mais industriais.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.