As empresas familiares têm características peculiares na medida em que, para além da busca pelo sucesso empresarial, têm o desejo de construir um legado intergeracional, equilibrado com os diversos desejos dos membros da família.

Os membros individuais da família costumam ter relacionamentos e interesses variados. Alguns podem não estar interessados em continuar o negócio da família, outros podem querer mudá-lo integralmente. As novas gerações trazem também consigo novos tópicos para o topo da agenda, desde diversidade, responsabilidade social e ambiental, transformação digital e até filantropia e capitalismo inclusivo.

Desafios como estes mostram como pode ser difícil navegar entre as tarefas racionais de administrar de forma eficiente uma empresa com os elementos mais emocionais inerentes à dinâmica familiar. Os líderes de empresas familiares de sucesso equilibram essas marés incorporando algumas características chave que facilitam a coesão familiar, o crescimento dos negócios e a preservação do património a longo prazo.

 

Comunicação
Quando as famílias crescem significativamente, em dimensão e complexidade, um bom plano de sucessão torna-se um imperativo. Para algumas empresas familiares, a sobrevivência até à segunda ou terceira geração pode ser difícil devido a desafios de governo ou conflitos internos. A comunicação é fundamental.

As famílias bem-sucedidas preservam a coesão implementando uma estrutura de governo forte, com comunicação regular e com um plano de sucessão. Elas estão prontas para gerir conflitos e incorporar a contribuição de cada membro da família para o sucesso do negócio.

 

Valores compartilhados
As questões fiscais, jurídicas e financeiras muitas vezes surgem lado a lado com os objetivos e valores pessoais dos membros da família. Podem surgir conflitos sobre a forma como o dinheiro e o poder são distribuídos, e objetivos diferentes podem criar tensões.

As famílias bem-sucedidas têm um propósito comum e valores compartilhados que as ajudam a decidir o que é importante para a família e para a empresa, incluindo atividades filantrópicas e de responsabilidade corporativa. Elas estabelecem princípios que as orientam no processo de tomada de decisão e contam com sólidas estruturas de governo para ajudar os membros da família a gerir as suas diferenças de forma a preservar a coesão e não colocar em risco o futuro do negócio.

 

Sustentabilidade do negócio
À medida que as famílias dividem os lucros entre um número crescente de membros, o crescimento sustentável e a rentabilidade do negócio tornam-se ainda mais importantes. Perseguir esses objetivos com sucesso pode ser particularmente difícil em empresas familiares que são fiéis à tradição e ao conforto do “sempre foi assim que as coisas foram feitas”.

As famílias mais flexíveis cultivam a ambição e inovação dentro da família, incorporando simultaneamente novos talentos na gestão do negócio. As famílias bem-sucedidas abraçam a mudança e fomentam o espírito empreendedor entre gerações à medida que a empresa amadurece.

 

Gestão profissional
À medida que aumenta a complexidade inerente à gestão do património familiar, as famílias bem-sucedidas procuram profissionalizar esse processo por meio das funções de family office.

As famílias bem-sucedidas alavancam os seus recursos para otimizar custos e permitir o crescimento do negócio. Para proteger o seu património, elas estabelecem sistemas e processos de gestão que visem a obtenção de eficiência operacional, fiscal e, simultaneamente, o reforço dos valores familiares e a promoção da unidade familiar.