[weglot_switcher]

O aguardado encontro entre Trump e o Papa Francisco

Sob fortes medidas de segurança, o multimilionário trouxe como principal tema da reunião a paz e a denúncia das guerras que assolam o mundo, especialmente no Médio Oriente.
24 Maio 2017, 11h20

O presidente norte-americano, Donald Trump, chegou esta quarta-feira ao Vaticano para um encontro marcado com o Papa Francisco. A marcar o encontro estão as diferenças entre os dois líderes a respeito de questões como mudanças climáticas e imigração, que marcaram a campanha eleitoral do republicano.

Donald Trump chegou ao Pátio de São Dâmaso do Vaticano às 08h20 (07h20 em Lisboa), acompanhado pela mulher, Melania, a sua filha mais velha, Ivanka, e o genro, Jared Kushner, e ainda uma comitiva presidencial. Sob fortes medidas de segurança, o multimilionário trouxe como principal tema da reunião a paz e a denúncia das guerras que assolam o mundo, especialmente no Médio Oriente.

A relação entre os dois líderes estremeceu em fevereiro do ano passado, quando perante as declarações de Donald Trump de que iria construir um muro na fronteira com o México e deportar milhões de imigrantes ilegais , o Papa terá comentado: “Uma pessoa que só pensa em fazer muros, onde quer que seja, e não fazer pontes, não é cristã”.

O encontro com o Papa é a terceira parada numa tournée de nove dias do presidente norte-americano – a primeira viagem oficial desde que tomou posse –, depois de se ter encontrado com os líderes de nações muçulmanas na Arábia Saudita e ter ido a locais sagrados em Jerusalém.

Após a reunião com o Papa, Donald Trump desloca-se a Bruxelas para uma cimeira da NATO, seguida da comparência numa cimeira do G7 ns Sicília, a última paragem na sua viagem.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.