Premium“O Brexit é uma grande oportunidade para o MAR”

A partir de outubro, cerca de 400 navios no registo do Reino Unido e mais 300 no de Gibraltar devem precisar de uma nova bandeira, alerta o responsável da associação de armadores de navios.

A dinâmica de crescimento do Registo Internacional de Navios da Madeira (MAR) tem despertado cada vez maior interesse, quer de instâncias nacionais quer internacionais. Em entrevista ao Económico Madeira, Nuno Mendão, o secretário-geral da European International Shipowners Association of Portugal (EISAP), explica que a conclusão do processo de saída do Reino Unido da União Europeia pode criar novas oportunidades de crescimento para o registo de navios associado ao Centro Internacional de Negócios da Madeira (CINM).

Que balanço faz da atividade da EISAP e do desempenho do Registo Internacional de Navios da Sociedade de Desenvolvimento da Madeira (SDM), em 2020, ano marcado por uma pandemia à escala global?
O ano de 2020 foi muitíssimo importante para a EISAP e para o trabalho que fazemos em conjunto com o MAR, por vários motivos. Acho que foi o ano em que o Governo de Portugal percebeu a relevância do MAR como uma ferramenta muito importante para a diplomacia económica. Vários braços do Governo olharam para o MAR como uma ferramenta muito importante do ponto de vista internacional, de promoção internacional, e do nosso posicionamento no mundo.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor. Edição do Económico Madeira de 12 de fevereiro.

Recomendadas

PremiumPutin une extremos na oposição ao Ocidente

As franjas mais extremas europeias convergem no apoio a Putin, unidas por um antiamericanismo reforçado, à esquerda, por uma orfandade do comunismo soviético e, à direita, pela admiração por um regime iliberal e autocrático.

PremiumPara saudar o regresso de um majestoso Jaen

Serve este texto para saudar a aposta de um produtor do Dão, a Caminhos Cruzados, integrada há cerca de dois anos no grupo da Quinta da Pacheca (no Douro), na comercialização de um monovarietal de uma das castas mais singulares que se produzem em Portugal: a Jaen (Mencia, em Espanha). Há quem diga que em relação à Jaen, ou se ama ou se detesta.

PremiumFada ou bruxa? Uma duquesa que incomoda muita gente

Valentine Low relata que uma das funcionáriasque trabalhava para Meghan foi agredida verbalmente “sem razão aparente” pela duquesa poucos dias antes do casamento
Comentários