[weglot_switcher]

“O crescimento demográfico em África ou é uma oportunidade ou é um tsunami”, diz economista

“Demografia crescente significa mudança, significa tecnologia, significa um papel mais relevante da mulher na economia”, enalteceu a especialista Marta Mariz.
16 Setembro 2022, 12h42

O continente africano e a lusofonia foram abordados durante a conferência do aniversário do Jornal Económico (JE). A demografia poderá ter um papel relevante em África, diz uma especialista.

O tema do terceiro painel da conferência foi dedicado aos “Desafios e oportunidades para a lusofonia”. A moderar esteve Ana Cáceres Monteiros, editora do Jornal Económico. Enquanto oradores a conferência contou com Alberto Galhardo Simões, sócio da CMS Portugal, António Martins da Cruz, embaixador e ex-ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Carlos Feijó, ex-ministro de Estado e chefe da Casa Civil do presidente da República de Angola, Marta Mariz, economista e ainda Pedro Reis, gestor e ex-presidente do AICEP.

A economista Marta Mariz destacou que “o crescimento demográfico ou é uma oportunidade ou é um tsunami”.

“Demografia crescente significa mudança, significa tecnologia, significa um papel mais relevante da mulher na economia”, enalteceu a especialista.

“Vale a pena refletir sobre a população africana”, destacou, acrescentando que “temos que olhar para os ativos que a CPLP nos proporciona”.

Da parte de Pedro Reis, este sublinha que Africa precisa de se afirmar e a Europa necessita de encontrar uma “nova forma de emparceirar”. “O interesse estratégico é mesmo da Europa”, acrescentou.

Para Pedro Reis ou a Europa assume uma “agenda” com África ou deixa esse aspeto “banalizado”

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.