“O crescimento demográfico em África ou é uma oportunidade ou é um tsunami”, diz economista

“Demografia crescente significa mudança, significa tecnologia, significa um papel mais relevante da mulher na economia”, enalteceu a especialista Marta Mariz.

O continente africano e a lusofonia foram abordados durante a conferência do aniversário do Jornal Económico (JE). A demografia poderá ter um papel relevante em África, diz uma especialista.

O tema do terceiro painel da conferência foi dedicado aos “Desafios e oportunidades para a lusofonia”. A moderar esteve Ana Cáceres Monteiros, editora do Jornal Económico. Enquanto oradores a conferência contou com Alberto Galhardo Simões, sócio da CMS Portugal, António Martins da Cruz, embaixador e ex-ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Carlos Feijó, ex-ministro de Estado e chefe da Casa Civil do presidente da República de Angola, Marta Mariz, economista e ainda Pedro Reis, gestor e ex-presidente do AICEP.

A economista Marta Mariz destacou que “o crescimento demográfico ou é uma oportunidade ou é um tsunami”.

“Demografia crescente significa mudança, significa tecnologia, significa um papel mais relevante da mulher na economia”, enalteceu a especialista.

“Vale a pena refletir sobre a população africana”, destacou, acrescentando que “temos que olhar para os ativos que a CPLP nos proporciona”.

Da parte de Pedro Reis, este sublinha que Africa precisa de se afirmar e a Europa necessita de encontrar uma “nova forma de emparceirar”. “O interesse estratégico é mesmo da Europa”, acrescentou.

Para Pedro Reis ou a Europa assume uma “agenda” com África ou deixa esse aspeto “banalizado”

Recomendadas

“Vamos ter um momento de viragem do que é o SNS”

Há uma espécie de CEO no Serviço Nacional de Saúde. Com problemas identificados e a evidência de que a envolvente só vai piorar, a Associação Comercial do Porto (ACP) quis deixar alguns conselhos a Fernando Araújo.

Conferência do Jornal Económico debate os grandes temas de 2023

O auditório principal do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) recebeu na passada sexta-feira, 16 de setembro, a conferência do sexto aniversário do Jornal Económico.

PremiumConferência do Jornal Económico debateu os grandes temas de 2023

O auditório principal do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) recebeu na passada sexta-feira, 16 de setembro, a conferência do sexto aniversário do Jornal Económico.
Comentários