“O empresário mais carismático de Portugal”. Rui Nabeiro em destaque na imprensa espanhola

De Espanha, país onde a Delta Cafés também está presente, chegam os ecos da imprensa espanhola a propósito do falecimento do empresário e fundador da marca, Rui Nabeiro.

O falecimento de Rui Nabeiro, empresário e fundador da Delta Cafés de 91 anos, não passou ao lado da imprensa económica espanhola, com jornais como o “Expansión” a dar conta do desaparecimento daquele que é descrito como “o empresário mais carismático de Portugal”.

“Rui Nabeiro, fundador do Grupo Nabeiro- Delta Cafés, distinguido com o título de Comendador e considerado o empresário mais carismático de Portugal, faleceu hoje aos 91 anos num hospital de Lisboa”, escreve o título espanhol dedicado aos temas de economia.

O “Expansión” dá conta ainda das reações ao falecimento do empresário, com destaque para o testemunho do primeiro-ministro António Costa e realça ainda que a Delta Cafés, “agora presidida por Rui Nabeiro, neto do fundador, tem presença em 40 países, entre estes Espanha, Brasil, China e Estados Unidos”.

O empresário Rui Nabeiro, fundador do Grupo Nabeiro – Delta Cafés morreu hoje aos 91 anos, vítima de doença, no Hospital da Luz, em Lisboa, disse à Lusa fonte do grupo.

“É com profundo pesar que a família Nabeiro informa que faleceu hoje, dia 19 de março, o Comendador Manuel Rui Azinhais Nabeiro, presidente e fundador do Grupo Nabeiro – Delta Cafés”, pode ler-se num comunicado enviado pelo grupo.

O Comendador Rui Nabeiro “encontrava-se hospitalizado no Hospital da Luz, devido a problemas respiratórios”, pode ler-se no mesmo comunicado, enviado pelo Grupo Nabeiro.

Manuel Rui Azinhais Nabeiro nasceu em 28 de março de 1931, em Campo Maior, no distrito de Portalegre.

“O espírito empreendedor e a sua ética de trabalho estiveram sempre presentes nos momentos decisivos da sua vida”, pode ler-se no comunicado.

Em 1961, criou a Delta Cafés, “dando origem a um grupo empresarial que hoje lidera o mercado dos cafés em Portugal” e se encontra “em forte expansão nos mercados internacionais”, realçou o grupo empresarial.

“Toda a família Delta está profundamente triste com esta perda e estende as sinceras condolências a todos aqueles que também hoje perderam um grande amigo”, é referido no comunicado.

“Estamos todos empenhados em continuar o seu legado e honrar a sua visão, continuando a produzir o melhor café do mundo, apoiando as comunidades locais e promovendo a sustentabilidade”, acrescenta-se.

Relacionadas

“Sempre acreditei que era possível”. A última grande entrevista de Rui Nabeiro

Aos 91 anos deixa-nos o fundador do Grupo Nabeiro, Rui Nabeiro. A entrevista que concedeu à Forbes cheia de histórias e memórias, uma capa desta publicação que fica como referência deste grande empresário português.

Rui Nabeiro. Em Campo Maior chamavam-lhe “Comendador” mas insistia que o tratassem por “senhor Rui”

Quem conheceu bem o seu percurso dizia: “só se percebe a vida de Rui Nabeiro se se entender como era o mundo na zona raiana na época em que ele nasceu”. Este artigo sobre o empresário, que faleceu este domingo aos 91 anos, foi publicado no JE em outubro de 2020, inserido na escolha de 30 personalidades que tinham marcado até essa altura, os últimos 25 anos do país.

Rui Nabeiro “construiu uma marca global, como há poucas no nosso país”, destaca Marcelo Rebelo de Sousa

“Rui Nabeiro foi um precursor, construiu uma marca global, como há poucas no nosso país, mantendo sempre a sede e o coração da sua atividade em Campo Maior, terra onde nasceu e onde deixa um generoso legado”, elogiou o chefe de Estado em comunicado.
Recomendadas

Alexandre Fonseca nomeado ‘Chairman’ executivo da Altice nos Estados Unidos

Alexandre Fonseca que trabalha no grupo Altice desde 2012 e que foi CEO da dona da MEO em Portugal, acaba de ser nomeado Presidente do Conselho de Administração da Altice USA. Sucede assim a Dexter Goei como presidente executivo da Altice nos Estados Unidos da América. Goei continua no board.

Novobanco aumenta capital em 263 milhões para converter créditos fiscais. Estado passa a ter 12%

O Novobanco anunciou ao mercado que, no seguimento da reunião da Assembleia Geral realizada esta quarta-feira, foi aprovado o aumento do seu capital o qual decorre da conversão dos direitos de conversão relativos aos anos fiscais de 2018 e 2019, emitidos ao abrigo do regime especial aplicável aos ativos por impostos diferidos. O Estado ja tem 11,96% e o Fundo de Resolução dos bancos volta a diluir.

Lucros da Jerónimo Martins sobem 27,5% para 590 milhões de euros em 2022

A administração do grupo que detém os supermercados Pingo Doce propôs o pagamento aos acionistas de um dividendo de 55 cêntimos por ação da empresa, num total de 345,6 milhões de euros.
Comentários