PremiumO grande jogo do emirato

No meio da guerra da Ucrânia, e enquanto a Europa olha à volta em busca de fontes de energia alternativa, os olhos deslocaram-se para o Catar. Nesta joia do Golfo Pérsico pode surgir parte da solução, já que este centro nevrálgico energético detém a terceira maior reserva de gás do mundo e reservas significativas de petróleo.

O Catar é um pequeno Estado cuja capital, Doha, é uma orgulhosa joia futurista entre as águas cristalinas do Golfo Pérsico e o deserto das suas dunas de areia. O emirato é reduzido em dimensão, mas enorme em influência regional e global. País sunita, está em rápida evolução e luta decisivamente pelo futuro, embora esteja profundamente ligado às suas tradições.

 

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Recomendadas

Novo festival em Beja convoca o rei-poeta Al-Mu’tamid para celebrar a multiculturalidade

De 2 a 4 de junho, o Festival Terra Mágica – Al-Mu’tamid promete cruzar fado, flamenco, cante alentejano e gnaoua. Beja será o palco desta nova proposta na rota dos festivais portugueses.

PremiumElisabeth Borne: a engenheira das pontes

O que Macron quer da engenheira com especialização em pontes é que seja primeira-ministra com especialização em estabelecer pontes com a nova base de apoio – não vai ser fácil.

Que tal tirar um livro da estante?

Todos os pretextos são bons para tirar um livro da estante. É o que fazemos hoje, à boleia do Dia do Autor Português, que se celebra a 22 de maio. Festeje esta efeméride da melhor forma, isto é, devorando um livro.
Comentários