O inverno já começou!

Esta terça-feira, 22 de dezembro, é o primeiro dia de Inverno. A estação mais fria do ano começou esta madrugada pelas 4 horas e 48 minutos de acordo com os dados disponibilizados pelo Observatório Astronómico de Lisboa. 


Notice: Undefined offset: 1 in /var/www/vhosts/jornaleconomico.pt/httpdocs/wp-includes/media.php on line 1031

Notice: Undefined offset: 2 in /var/www/vhosts/jornaleconomico.pt/httpdocs/wp-includes/media.php on line 1031

Notice: Undefined offset: 1 in /var/www/vhosts/jornaleconomico.pt/httpdocs/wp-includes/media.php on line 1031

Notice: Undefined offset: 2 in /var/www/vhosts/jornaleconomico.pt/httpdocs/wp-includes/media.php on line 1031

Aquele instante assinala o início do Inverno no Hemisfério Norte, a estação mais fria do ano que se prolonga por “88,99 dias até ao próximo Equinócio que ocorre no dia 20 de Março de 2016 às 04 horas e 30 minutos”.

Este é um dos dias mais curtos do ano no hemisfério norte a par de dia 21 que “foi igualmente curto até à casa dos segundos”, explica o Observatório Astronómico de Lisboa.

Hoje Lisboa terá apenas 9h 27m 31,1s de luz do dia, em Bragança conte com 9h e 8m e no Porto com 9h e 13m. Em Coimbra o dia terá mais alguns minutos (9h e 19m) enquanto que Castelo Branco contará com 9h 21m de luz solar. Para sul do rio Tejo, Évora terá 9h e 29m e Faro 9h 37m. Nas ilhas, em Ponta Delgada o dia prolonga-se por 9h e 33m e no Funchal o dia será mais longo com 10h e 00m de luz solar.

No site do Observatório Astronómico de Lisboa, que divulga outras informações como a Hora Legal, o tempo real pelo qual se rege o tempo em Portugal e que pode utilizar para acertar os seus relógios.

Sobre o dia de hoje, o Observatório acrescenta que “o sol no plano da eclíptica passará pela declinação mínima (latitude ao equador) de -23° 26′  10″, atingindo o máximo de fluxo de energia solar (J/m2) no hemisfério sul do planeta”.

Os solstícios são os “pontos da eclíptica em que o Sol atinge as posições máxima e mínima de afastamento (altura) em relação ao equador, isto é, pontos em que a declinação do Sol atinge extremos: máxima no solstício de Verão e mínima no solstício de Inverno”, detalha o Observatório.

A palavra de origem latina (Solstitium) está associada à ideia de que o Sol devia estar estacionário, no movimento de afastamento ao equador, ao atingir a sua mais alta ou mais baixa posição no céu.

OJE

Recomendadas

PremiumMemórias pessoais e transmissíveis

Mas os diários da minha tia Gália eram de um tipo muito específico: à medida que os lia, a sua textura peculiar — que se assemelhava sobretudo a uma rede de pesca de malha grande — tornava‑se cada vez mais enigmática e interessante.

PremiumGeorge Clooney e o Speedmaster ’57

Coincidindo com o 65º aniversário da linha Speedmaster, a coleção completa Omega Speedmaster ’57 inclui agora oito novos modelos.

Cancelados dois concertos de Roger Waters na Polónia devido a posicionamento pró-russo

O co-fundados dos Pink Floyd iria atuar em Cracóvia em abril do próximo ano, na sala de espetáculos “Tauron Arena”, mas, segundo adiantam alguns meios de comunicação da Polónia, as autoridades polacas pretendem declarar Roger Waters como ‘persona non grata’.