[weglot_switcher]

O islandês está em vias de extinção? Definitivamente, ‘já’

Parlamento islandês já está a discutir a situação, com grupos parlamentares a salientar que a identidade cultural da nação que está em jogo.
26 Abril 2017, 17h04

Os 330 mil islandeses correm o risco de perder a sua língua, que não se encontra disponível para o software dos computadores ou está ausente das conversas entre muitos adolescentes, segundo o jornal espanhol El Economista.

Os computadores na Islândia não reconhecem o idioma e apenas reconhecem o inglês. Também entre os próprios habitantes da ilha existem cada vez mais adolescente que utilizem o inglês para comunicar entre si.

Vigdis Finnbogadottir, ex-presidente do país, reconheceu à agência AP que medidas de proteção islandesa, incluindo uma aposta obrigatória que a língua islandesa está incluído em tecnologia digital. “Sem o esforço, o islandês terminará como o latim”.

O Ministério da Educação da Islândia estima que seria necessário cerca de 8 milhões de euros para financiar a criação de um banco de dados de acesso aberto que ajudasse a informáticos adaptarem o islandês como escolha linguística, no software.

O parlamento islandês já está a discutir a situação, com grupos parlamentares a salientar que a identidade cultural da nação está em jogo. 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.