O maior elevador do mundo

Foi criado na China e reduz algo que durava três horas a apenas 40 minutos.

Quando surgem grandes desafios, a tecnologia encontra quase sempre respostas à altura. Na província chinesa de Hubei, em plena estrutura da Three Gorges, era preciso resolver um problema de navegação em águas desniveladas, mas a solução chegou de modo bem simples: construiu-se o elevador com maior capacidade do mundo, suscetível de erguer mais de três milhões de toneladas, envolvendo água e barco.

O próprio elevador é um fenómeno, uma vez que pesa mais de 15 mil toneladas, pode levantar navios e cargueiros com uma envergadura acima dos 113 metros, além de aumentar a capacidade de transporte na barragem em seis milhões de toneladas de mercadorias por ano. Antes eram necessárias três horas para que os barcos navegassem através da barragem – com o elevador prodigioso, o lapso de tempo reduz-se a 40 minutos.

Recomendadas

Perdas económicas devido à seca em Angola podem atingir 700 milhões de dólares até 2100

As perdas económicas diretas na agricultura angolana devido à seca podem aumentar dos atuais 100 para mais de 700 milhões de dólares até 2100, alerta o Relatório Sobre Clima e Desenvolvimento do País – CCDR, hoje lançado em Luanda

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quarta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta quarta-feira.

Impacto das alterações climáticas pode reduzir PIB angolano até 6% em 2050

O impacto das alterações climáticas, sem medidas de mitigação, pode fazer a economia angolana recuar entre 3 e 6% até 2050, segundo um estudo que admite um aumento da temperatura média anual até 2,5º em 2060.
Comentários