O mapa dos aumentos do salário mínimo na Europa

O aumento do salário mínimo, entre 2016 e 2017, em Portugal está em linha com a tendência de crescimento dos salários mínimos na União Europeia. Contudo, continua entre os países com o salário mínimo mais baixo, quer da UE quer da Zona Euro. Entre os vinte e dois países com salários mínimos, quinze registaram maiores aumentos entre 2016 e 2017 do que entre 2015 e 2016. Os mecanismos para a fixação do SM são diferentes entre os vários países, variando consoante o papel do Governo e de outros atores, assim como a frequência da actualização.

Relacionadas

Salário mínimo: empresários rejeitam “leilão de valores”

Apesar de estar prevista nova reunião de concertação social até ao fim do ano, acordo com patrões e sindicatos será difícil de alcançar.

“É preciso saber gerir”. A vida de quem recebe o salário mínimo

Mulher, com baixas qualificações e entre os 35 e os 44 anos: é este o retrato dos trabalhadores que recebem a retribuição mínima garantida.
Recomendadas

Respostas Rápidas: como deve investir a pensar na reforma?

Com uma estrutura demográfica cada vez mais envelhecida, as dúvidas em torno da sustentabilidade da Segurança Social no médio-prazo reforçam o papel da poupança privada no rendimento dos portugueses em reforma, pelo que importa compreender os vários instrumentos financeiros ao seu dispor.

Respostas rápidas: é assim que pode ir para a reforma antes dos 66 anos e sete meses

Não tem 66 anos e sete meses, mas quer ir para a reforma? Há vários regimes que permitem a antecipação da pensão de velhice. O Jornal Económico explica, com base num guia do ComparaJá.

Respostas Rápidas: como pode aceder ao complemento solidário para idosos ou outras pensões?

A propósito do Dia Internacional do Idoso e dado o envelhecimento cada vez maior da sociedade portuguesa, importa compreender como podem os contribuintes aceder a vários apoios disponibilizados pela Segurança Social.
Comentários