[weglot_switcher]

“O mercado dos videojogos tem um valor estimado de 250 milhões de euros em Portugal”

A relevância que os eSports (desportos eletrónicos) ganharam nos últimos anos permitiu à indústria de gaming (videojogos) tornar-se numa das tendências mais relevantes para as retalhistas de todo o mundo. “Em Portugal, o mercado de gaming tem um valor estimado de 250 milhões de euros”, afirmou a diretora de marketing da Worten, Inês Drummond Borges, […]
3 Junho 2019, 07h37

A relevância que os eSports (desportos eletrónicos) ganharam nos últimos anos permitiu à indústria de gaming (videojogos) tornar-se numa das tendências mais relevantes para as retalhistas de todo o mundo. “Em Portugal, o mercado de gaming tem um valor estimado de 250 milhões de euros”, afirmou a diretora de marketing da Worten, Inês Drummond Borges, ao Jornal Económico, à margem da primeira edição da Worten Game City, que decorreu entre os dias 31 de maio e 2 de junho, em Lisboa.

A avaliação estimada para o mercado nacional é suficientemente interessante para os responsáveis da Worten, cuja licença de operação para Portugal pertence à Sonae, que planearam “uma aposta mais estruturada e contínua no gaming” em 2019, investirem de forma robusta no setor dos videojogos. “Prevemos alocar 1 milhão à estratégia de ativação do gaming“, revelou Inês Drummond Borges.

Esta aposta no mercado português responde a uma movimentação do retalho face ao nascimento de uma indústria dos videojogos, procurando novos consumidores e novas formas de consumo. “O gaming faz parte da vida de milhões de pessoas”, realçou Inês Drummond Borges. Esta responsável de marketing vê o posicionamento de uma marca como resposta “de um fenómeno social, que movimenta gerações e massas de forma transversal e que está intimamente ligado às tecnologias de entretenimento”.

“Além de conteúdos envolventes para a comunidade gamer, profissional e amadora, queremos alargar as fronteiras para atividades lúdicas e de entretenimento, que proporcionem experiências diferenciadoras às famílias portuguesas, envolvendo diferentes gerações. Porque o gaming é mais do que os eSports e as competições em grandes arenas; é também um fenómeno agregador e de convívio entre familiares e amigos, que pode ser apelativo para todos, dos 8 aos 80″. Inês Drummond Borges, diretora de marketing da Worten, ao Jornal Económico

O mercado mundial de eSports está avaliado em 1,1 mil milhões de dólares (quase mil milhões de euros) em 2019, de acordo com a consultora de análise ao gaming e esports NewsZoo. Uma avaliação que corresponde a um aumento de 26,7% face a 2018.

O objetivo da Worten é acompanhar e retirar proveito desse crescimento. “Em 2018, a categoria de produtos de gaming pesou 7% nas vendas da Worten [online e offline) e a tendência tem sido de crescimento na ordem dos 20%”, sublinhou a diretora de marketing da Worten. Esta retalhista quer posicionar-se,”naturalmente, como marca de referência do gaming em Portugal”.

Queremos ser criadores de conteúdos envolventes, levar o gaming a um outro nível na vida das famílias portuguesas e, neste percurso, desmitificar algumas perceções menos positivas associadas a este universo. De acordo com um estudo da Entertainment Software Association (EUA), 67% dos pais joga com os filhos, pelo menos uma vez por semana, o que nos leva a crer que, de facto, estamos perante um fenómeno agregador de gerações e é isso – esse elemento agregador e de convívio – que quisemos potenciar com a construção da Worten Game City. Inês Drummond Borges, diretora de marketing da Worten, ao Jornal Económico

Por isso, parte da aposta mencionada foi centrada na primeira edição da Worten Game City, evento realizado na Cordoaria Nacional que consistiu num espaço de 5.000 metros quadrados, divididos em 10 áreas de atividades, com a capacidade para 15.000 pessoas. Além de torneios de videojogos, com direito a prémios monetários que iam até aos cinco mil euros, este evento – que contou com a parceria da Better World do Rock in Rio – contou com experiências de realidade virtual e aumentada, uma área de jogos de tabuleiro, uma viagem pelos últimos 40 anos de décadas do mundo dos videojogos e com a presença de youtubers, streamers e gamers profissionais.

Quanto a futuros eventos na indústria dos videojogos? “O mercado do gaming é extremamente dinâmico. Nesta fase, estamos ainda a avaliar os projetos para o segundo semestre de 2019″, terminou.

 

 

 

 

 

 

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.