[weglot_switcher]

O mistério das estrelas

Infelizmente é com grande pesar que informamos que esta foi a última notícia escrita pelo nosso colaborador Fernando Sobral para o Jornal Económico antes do seu falecimento. As nossas condolências à família e amigos.
16 Maio 2022, 11h12

Depois de nos deslumbrar com a lua e uma complicação dia e noite, este ano na Watches & Wonders 2022, a Jaeger-LeCoultre apresentou um novo Rendez-Vous Dazzling Star.

A manufatura recriou a mística e a magia de uma estrela cadente para cada pulso. Dependendo do movimento do seu pulso, uma estrela cadente aparecerá no mostrador em momentos aleatórios – geralmente de quatro a seis vezes por hora e, por isso, a sua imprevisibilidade torna-o ainda mais especial. Para recriar este fenómeno celestial, a Jaeger-LeCoultre desenvolveu um mecanismo totalmente novo. O mecanismo parece desafiar as leis da relojoaria, onde tudo é expresso através de ritmos matemáticos. Com base em quase 190 anos de experiência, os engenheiros e relojoeiros da manufatura desenvolveram o novo calibre automático interno 734, incorporando o novo mecanismo de estrela cadente.

O mostrador azul aventurina deste Rendez-Vous é outra aposta forte. Este Dazzling Star reproduz uma exibição requintada de um céu noturno repleto de estrelas. Sabe-se que as estrelas cadentes são as mais intrigantes. Na realidade não são estrelas, mas sim meteoros – fragmentos rochosos que se incendeiam ao atingir a atmosfera da Terra e originam, assim, brilhantes rastos de luz. Visíveis apenas sob condições adequadas, estes fenómenos raros fascinam a humanidade desde o início dos tempos e agora inspiraram os relojoeiros da Jaeger-LeCoultre. Concebido em aventurina azul, o mostrador do novo Rendez-Vous Dazzling Star captura a beleza de um céu noturno. No centro, emoldurados por um anel de diamantes, sobrepõem-se três discos. O primeiro, em aventurina e de formato oval, esconde a estrela cadente quando está inativa. Num nível mais abaixo, encontra-se um disco circular, também em aventurina, com um recorte da estrela cadente. Quando ativado, este disco gira, levando a estrela a percorrer o seu percurso através do mostrador superior. À medida que a estrela passa, o recorte vai revelando a camada mais profunda do mostrador.

Este mostrador central é circundado por um anel com numerais na característica fonte floral e indexes hemisféricos aplicados das horas. Nestas escalas, a hora é indicada por ponteiros florais dourados. Em torno da caixa de 36 mm em ouro rosa, a luneta Dazzling Rendez-Vous forma dois anéis concêntricos. Estes círculos reluzentes têm uma qualidade etérea, graças à cravação em garra (ou “griffes”) do anel externo com 36 diamantes. Esta clássica técnica de joalharia, introduzida na coleção Rendez-Vous em 2019, é testemunho da experiência da Jaeger-LeCoultre em cravação de pedras preciosas. Os elos em forma de losango da bracelete são adornados com 436 diamantes (totalizando 4,88 quilates) cravados em grão e unidos de modo a envolver o pulso com a flexibilidade de uma fita.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.