“O número de emigrados equivale a 20% da população”, revela Observatório da Emigração

Portugal é o 20º país do mundo com mais pessoas emigradas face ao número de residentes, segundo as Nações Unidas. Questionado sobre se o atual contexto socioeconómico pode agravar esta tendência, Rui Pena Pires disse que “apostaria mais numa estabilização”.

Portugal é o 20º país do mundo com mais pessoas emigradas face ao número de residentes, segundo as Nações Unidas. Rui Pena Pires, coordenador do Observatório da Emigração, disse ao “Expresso” que dois em cada dez portugueses residem fora do país.

“O número de emigrados equivale a 20% da população portuguesa. Estes dados resultam do acumulado histórico, refletindo sobretudo as saídas de portugueses no passado, nomeadamente nos anos de 60, quando se atingiram níveis muito elevados. O pico de saídas em 2013, por causa da crise, foi claramente abaixo do pico da emigração nos anos 60, que já era alta desde a Segunda Guerra Mundial”, indica. “Em termos de fluxos migratórios, Portugal assemelha-se mais aos países do leste europeu, como a Bósnia, Albânia, Macedónia do Norte, Croácia, Lituânia ou Roménia, do que aos do sul da Europa, como a Grécia, Itália ou Espanha. Aliás, Portugal é o único país da Europa do Sul que não tem pressão das migrações vindas da bacia do Mediterrâneo”.

Questionado sobre se o atual contexto socioeconómico pode agravar esta tendência, Rui Pena Pires disse que “apostaria mais numa estabilização. Os efeitos da inflação e da crise energética afetam toda a Europa e sempre que as crises foram globais a emigração até desceu. Portanto, vai depender das assimetrias: se a crise for muito semelhante em todos os países, o mais provável é que a emigração estabilize ou até diminua. Se nuns países o impacto for menor, então haverá um incremento da emigração, sobretudo se já forem destinos dos portugueses”.

Recomendadas

Afinal, pensões mais baixas vão subir 4,83% em janeiro

Pensões até 2 IAS vão ter aumento de 4,83%, pensões entre 2 e 6 IAS vão subir 4,49% e pensões acima de 6 IAS vão crescer 3,89%.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quarta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta quarta-feira.

Mais de 1,1 mil milhões do PT 2020 mobilizados para a inclusão social e combate à pobreza no Norte do país

A Estratégia Europa 2020 assumida por Portugal visava atingir uma taxa de emprego de 75% e a redução de, pelo menos, 200 mil pessoas em situação de risco de pobreza ou exclusão social, metas que foram alcançadas.
Comentários