PremiumO potencial económico do investimento em educação

“Não nos devemos render a uma inevitabilidade que apenas devemos ler como sendo aparentemente. As políticas públicas deverão ser capazes de colocar o conhecimento produzido na academia ao dispor dos agentes económicos do país.”

A relação entre educação e crescimento económico tem atraído um sem número de investigadores na área da economia.

A educação desempenha um importante papel no desenvolvimento económico e, por isso, muitos países têm adotado estratégias de aumento da escolaridade dos seus jovens. Esta atuação permite oferecer, por um lado, uma força de trabalho em quantidade e qualidade ao setor produtivo e, por outro lado, permite a produção e a disseminação de conhecimento necessários ao estímulo da capacidade de inovação da economia, contribuindo para o desenvolvimento de tecnologias baseadas no conhecimento, fator que se revela decisivo para o aumento do bem-estar das sociedades atuais.

 

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Recomendadas

PCP diz que problema de falta de professores “não se resolveu”

O PCP anunciou esta sexta-feira que vai reapresentar a sua proposta para a gratuitidade progressiva das fichas de exercícios escolares e considerou que o problema de falta de professores “não se resolveu”.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta sexta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta sexta-feira.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quinta-feira, 11 de agosto

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta quinta-feira.
Comentários