[weglot_switcher]

O que é a coligação “Jamaica”, nunca tentada na Alemanha?

A vitória, sem maioria absoluta, de Angela Merkel aumentam as hipóteses de a chanceler ter de ‘fazer as malas’ e rumar a Kingston: juntar-se ao FDP e aos Verdes.
  • Alemanha
24 Setembro 2017, 21h05

Preto, amarelo e verde. As cores da bandeira da Jamaica são as cores com as quais Angela Merkel, que venceu as eleições legislativas deste domingo com cerca de 32%, poderá contar para pintarem a sua coligação.

Para ter maioria absoluta, a chanceler alemã, através do partido que lidera, a União Democrata-Cristã (CDU), precisa de se juntar aos liberais – Partido Democrático Liberal (FDP) – e aos ambientalistas – Os Verdes. Assim, poderiam somar mais de 50% dos votos e formar um governo maioritário. A coligação “Jamaica” nunca foi tentada na Alemanha a nível nacional. No entanto, os estados de Sarre e de Schleswig-Holstein já tentaram esta opção política.

Segundo as projeções iniciais, o FDP conquistou 10,4% dos votos e Os Verdes 9,1%. No discurso que sucedeu à apresentação destes números, Katrin Göring-Eckardt, líder do partido ecologista, agradeceu aos militantes e mostrou-se realizada pelos resultados obtidos: “Quem é que pensaria isto?”, disse.

A participação eleitoral neste escrutínio aumentou em comparação com as últimas eleições legislativas, com 75 a 76,5% dos eleitores alemães a deslocarem-se às urnas. No ano de 2013, apenas 71,5% dos eleitores votaram.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.