O que é a eficiência energética e como é que pode melhorar a sua casa?

Com menor impacto na sua carteira, mas com efeitos notórios no aumento da eficiência energética, conforto e segurança da sua casa, sugerimos mudanças como a das lâmpadas incandescentes por fluorescentes e a criação de reservatórios de água caseiros.

Em Portugal, a eficiência energética das nossas casas ainda está longe de ser a ideal. A sua sustentabilidade depende, em grande medida, da construção, para dar resposta às necessidades ambientais locais, com vista a alcançar os níveis de conforto desejados e associados a um baixo consumo de energia. O sol é um dos elementos mais essenciais, por ser a nossa principal fonte de energia térmica, que bem aproveitada pode traduzir num menor consumo energético. São várias as estratégias de construção que podem tirar partido das características climáticas e o nosso país é tão no que respeita ao recurso à luz solar! No entanto, nem sempre estas soluções são possíveis ou até suficientes para dar resposta a todas as nossas necessidades energéticas.

Idealmente, as nossas janelas deveriam ser estanques à água, permeáveis ao ar e resistentes ao vento. É importante a proteção das janelas através de uma sombra eficiente, pelo lado de fora, com árvores, tal como pelo lado de dentro, através de cortinas ou de estores. Já as coberturas dos edifícios devem responder a algumas exigências porque estão sujeitas ao sol, ao vento e às chuvas, o que poderá originar danos ou quebrar a sua esperada eficiência. Neste sentido, devem estar devidamente impermeabilizadas e isoladas, evitando o sobreaquecimento durante o calor e as perdas térmicas com o frio.

Porém, o ideal ainda não é uma realidade para a maioria dos consumidores que não tem disponibilidade financeira para efetuar obras na sua habitação. Logo pôr em prática algumas dicas que em muito contribuem para a redução do consumo de energia, como o isolamento das janelas ou substituição dos eletrodomésticos por uns mais eficientes ainda é complicado.

Com menor impacto na sua carteira, mas com efeitos notórios no aumento da eficiência energética, conforto e segurança da sua casa, sugerimos mudanças como a das lâmpadas incandescentes por fluorescentes e a criação de reservatórios de água caseiros.

Experimente tornar a sua casa mais amiga do ambiente e das suas finanças.

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube!

Recomendadas

Conheça algumas dicas para tornar a sua casa mais confortável no próximo inverno

Com o aproximar do inverno e em contexto de crise energética, torna-se ainda mais relevante aumentar a eficiência energética no interior das habitações. A plataforma online Taskrabbit dá a conhecer algumas dicas.

O excesso de peso da mochila pode ser prejudicial à saúde do seu filho

É importante redobrar os cuidados e repensar nos materiais a levar para a escola, já que a mochila com peso tem um forte impacto na postura da criança.

Se é consumidor idoso, saiba como pode proteger-se de possíveis fraudes ou vendas agressivas

A DECO considera importante que o consumidor idoso se dote de toda a informação disponível, de forma a proteger-se e prevenir-se face a estas eventuais fraudes, das quais destacamos as armadilhas como a usurpação dos dados pessoais e o uso e “abuso” da assinatura. 
Comentários