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O que é o open banking e como vai facilitar a sua vida?

O open banking é uma tecnologia que agrega todas as informações das diversas instituições financeiras em que o cliente tem contas bancárias numa só plataforma.
31 Janeiro 2020, 11h00

E se lhe disséssemos que já pode aceder a todas as suas contas, mesmo que sejam de bancos diferentes, através de uma só aplicação, sem ter de recorrer ao homebanking? É isso mesmo que leu: trata-se da tecnologia open banking e é a novidade digital que vem mudar a relação entre os bancos e os seus clientes. Saiba do que se trata, neste artigo do ComparaJá.pt.

O que é o open banking?

open banking é uma tecnologia que agrega todas as informações das diversas instituições financeiras em que o cliente tem contas bancárias numa só plataforma.

Assim, pode aceder ao saldo total que tem disponível, identificar onde e quando gastou o seu dinheiro, receber alertas quando vence a prestação de um empréstimo e ainda verificar se tem fundos disponíveis e fazer transferências sem ter de comunicar com o seu banco.

Outra vantagem desta tecnologia é a possibilidade de efetuar pagamentos de serviços nas páginas dos próprios fornecedores que desta disponham sem ter de aceder ao homebanking.

Como funciona esta tecnologia?

A tecnologia por trás do open banking chama-se API (Application Programming Interface) e é responsável pela disponibilização dos dados bancários do cliente a outros bancos ou prestadores de serviços de pagamento não-bancários, para que os mesmos possam aceder às suas informações em tempo real.

Imagine que está a fazer uma compra pela internet. Se a loja online em questão fizer parte da lista de entidades autorizadas do open banking, quando efetuar o pagamento esta vai ter acesso às suas informações bancárias de forma a que possa pagar diretamente no site sem ter de ir ao homebanking ou à app do seu banco.

Para utilizarem os seus dados, as instituições precisam da sua autorização explícita, que é renovada periodicamente e pode ser cancelada quando quiser.

Quais os cuidados a ter na sua utilização?

Utilize apenas redes seguras para aceder ao open banking

Evite aceder à app ou página do seu banco (ou de outros operadores autorizados) através de redes Wi-Fi públicas. Apesar de a tecnologia do open banking ser bastante segura, todo o cuidado é pouco.

Para além disso, certifique-se de que tem os antivírus do seu smartphone e do seu computador sempre atualizados.

Confirme se as entidades são autorizadas

Antes de instalar qualquer app de open banking certifique-se de que se trata de uma entidade autorizada. Todos os prestadores de serviços que utilizam esta tecnologia, incluindo não-bancários, estão sujeitos à supervisão do Banco de Portugal.

Para sua segurança é importante que consulte a lista do Banco de Portugal para confirmar quais as entidades que são seguras, pois só estas é que oferecem proteção contra fraudes. Caso contrário, mediante roubo de identidade ou de dados bancários fruto de interação com entidades não autorizadas o cliente estará completamente desprotegido.

O prestador de serviços de pagamento, seja o banco ou outro, tem de reembolsar o cliente caso ocorra uma operação não autorizada, desde que não tenha havido negligência da sua parte.

Para receber o reembolso basta que efetue uma reclamação junto da entidade em causa ou no Portal do Cliente Bancário. Note que, caso se trate de utilização fraudulenta, a responsabilidade que lhe é imputável não pode ultrapassar os 50 euros.

Atenção aos esquemas de fraude

Tenha atenção aos e-mails e SMS que recebe a pedir informações confidenciais, tais como senhas de acesso ou outros dados bancários. Não abra e apague de imediato, pois podem fazer parte de esquemas fraudulentos.

 

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