PremiumO que é que Angola tem?

Furtando o verso à “baiana”, este imenso país tem paisagens estonteantes que nos levam do Atlântico ao deserto, da savana à poesia esculpida em pedra. Tem línguas mil e um grande ‘muxima’, o mesmo é dizer, um coração grande.

“Conheci rios. E sonhei um sonho”. Nesse sono, emergiu o rio Kwanza e muitos abismos humanos que o angolano José Tolentino Vieira descreve em “De rios velhos e guerrilheiros – o livro dos rios”. Um livro que pode levar na bagagem, quando deixar para trás a marginal de Luanda, a espreguiçar-se languidamente, enquanto segue para Sul. São 40 quilómetros, grosso modo, até ao Miradouro da Lua, essa escultura lunar que a erosão insiste em desenhar e aprimorar ao longo do tempo.

Esta primeira paragem nas proximidades da estrada nacional número 100, oferece uma vista única sobre o Oceano Atlântico, cujo azul contrasta com um arco-íris de cores terra, do castanho-escuro e castanho-claro ao vermelhão e laranja forte.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Recomendadas

Premium1828, a revolução das carnes

Provavelmente, estas são as melhores carnes do mundo e podem ser degustadas no Steak house 1828, um dos 12 espaços de restauração que constituem a oferta gastronómica diversificada do WOW – World of Wine, em Vila Nova de Gaia.

PremiumMudar o sector alimentar para atingir metas de carbono zero

Mesmo que todas as emissões nocivas fossem imediatamente interrompidas, as emissões do sistema alimentar global seriam suficientes para elevar o limite de subida da temperatura global em 1,5°C graus.

PremiumGiorgia Meloni tem dois amores que em nada são iguais

Matteo Salvini com certeza estará convencido que os Irmãos de Itália lhe roubaram a vitória que lhe estava prometida desde há quatro anos e esse pode ser o pior pesadelo de Meloni.
Comentários