[weglot_switcher]

“O que está a acontecer no Qatar é tão importante quanto a Coreia do Norte”, alerta ex-conselheiro de Trump

O antigo assistente do presidente norte-americano, Donald Trump, considera preocupante o isolamento do Qatar.
24 Outubro 2017, 15h18

O antigo estrategista-chefe da Casa Branca, Steve Bannon, considera que a crise do Qatar é tão importante quanto a ameaça norte-coreana. Durante um discurso, no início desta semana, o ex-conselheiro do presidente Donald Trump disse que o conflito externo mais importante do mundo é o isolamento do Qatar quanto ao seu alegado financiamento de terroristas e às relações com o Irão.

“Eu acho que a única coisa mais importante que está a acontecer no mundo é a situação no Qatar. (…) O que está a acontecer no Qatar é tão importante quanto o que está a acontecer na Coreia do Norte”, explicou Stephen Kevin Bannon, em declarações proferidas no Instituto Hudson e divulgadas pela agência Bloomberg.

O ex-responsável da Casa Branca apoia o esforço da Arábia Saudita para contornar a situação e adiantou que o Qatar deve ser responsabilizado por ter financiado a Irmandade Muçulmana e outro “terrorismo islâmico radical”.

No passado domingo, o secretário de Estado dos Estados Unidos da América, Rex Tillerson, referiu que a Arábia Saudita ainda não está pronta para iniciar conversações diretas com Doha para resolver o corte diplomático e comercial de quase cinco meses.

“Não há um forte indício de que as partes estão prontas para conversar ainda”, frisou Rex Tillerson a propósito dos encontros que teve em Riade com o príncipe herdeiro saudita, Mohammed bin Salman. O governante norte-americano viajou recentemente ao Médio Oriente para tentar resolver a crise do Golfo e voou, depois, para o Afeganistão e para o Iraque.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.