[weglot_switcher]

O que fazer se ‘der de caras’ com um lobo marinho? A secretaria do Ambiente explica

Nesta altura do ano, é frequente observar lobos-marinhos na praia ou no mar. Não sendo animais agressivos, esta espécie pode ser perigosa se sentir ameaçada.
25 Julho 2018, 16h48

Pode parecer estranho, mas na Madeira nesta altura do ano é muito frequente observar lobos-marinhos na praia ou no mar. Caso isso aconteça, o melhor é manter-se calmo e seguir os conselhos dos especialistas da Secretaria Regional do Ambiente (SRA).

“Muitas das vezes, o lobo-marinho procura um local com mar calmo para repousar durante algumas horas. Nesta situação, o melhor a fazer é dar espaço para que o lobo-marinho não se sinta perturbado e desfrutar desta observação à distância”, esclarece a SRA que pede à população para que, em caso de avistamento, “procure recolher imagens e encaminhar para o email rosapires@gov-madeira.pt”.

Saiba quais os procedimento a adotar caso observe algum lobo-marinho:

Não se esqueça que um lobo-marinho não é agressivo por natureza mas poderá sê-lo ao sentir-se ameaçado. É curioso e poderá procurar interagir com o que o rodeia. No caso de estar no mar, deve manter a distância e evitar perturbar os animais e se possível sair calmamente para terra.

Evite entrar em grutas que se sabe serem utilizadas por lobos-marinhos.

Alimentar os lobos-marinhos não é de todo aconselhado.

No caso de se estar a fazer caça submarina, deve-se libertar do peixe e procurar outro local para a caça.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.