PremiumO que podem as cidades aprender com o ‘venture capital’

Da Colômbia à Finlândia, há governos locais cujos projetos vingaram na sequência da utilização de estratégias de ‘venture capital’ na gestão do risco e no estímulo à inovação.

Se as cidades são onde o futuro acontece primeiro, então o futuro chegou cedo a Bogotá. Em 2000, o então presidente da câmara da capital colombiana, Enrique Peñalosa, lançou uma série de reformas para tornar a cidade mais verde, para retirar autocarros poluentes de circulação e incentivar o uso da bicicleta.

Entre as suas intervenções conta-se o TransMilenio, que se tornou um dos sistemas de transporte de rápida mobilidade urbana (BRT – Bus Rapid Transit) mais conhecidos do mundo. O processo de aquisição foi o segredo do seu sucesso: os futuros operadores foram selecionados através de ofertas competitivas, e os proprietários originais dos autocarros foram incluídos na operação como acionistas. Muitos ex-operadores de autocarros formaram empresas, trouxeram investidores externos e recrutaram gestores qualificados.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Recomendadas

Confederações agrícolas unem-se contra extinção das direções regionais do sector

Em comunicado conjunto enviado esta quarta-feira às redações, AJAP, CAP, CNA e Confagri referem que o entendimento “unânime” é de que a decisão é “altamente lesiva” para o sector agrícola. No documento, apela-se a que o Governo volte atrás na decisão, de forma imediata e inequívoca.

Novo regulamento para a descarbonização do transporte marítimo já entrou em vigor

As alterações em causa, que visam a prevenção da poluição atmosférica por navios, dizem respeito ao Anexo VI da Convenção Internacional para a Prevenção da Poluição por Navio (MARPOL). Medidas entraram em vigor no dia 1 de novembro.

Expo Fish regressa a Portugal na próxima semana para promover as atividades ligadas ao mar

Está confirmada a presença de pelo menos 75 empresas, provenientes de 37 mercados internacionais. Foram solicitadas mais de 175 reuniões, segundo informa a organização em comunicado.
Comentários