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O que são analistas de dados e como podem ajudar as empresas?

“A análise de dados permite-nos conhecer facetas do negócio que de outra forma seriam invisíveis e daqui decorre uma capacidade enorme para gerar mudanças transversais nas organizações”, assume João Paulo Oliveira ao Jornal Económico.
  • João Paulo Oliveira, co-fundador da BiLD Analytics
16 Abril 2020, 08h01

A BiLD Analytics nasceu como um seguimento da Nova de Lisboa, depois de dois alunos se conhecerem, e agora encontram-se um pouco por todo o mundo, presentes em três continentes embora Portugal seja o país com mais expressão na faturação.

Ainda assim, o emprego de um cientista de dados, ou data scientist, termo pelo qual a profissão é mais conhecida, ainda é bastante desconhecido para a maioria das empresas portuguesas e muitas ainda dispensam a existência de alguém que faça este trabalho nas empresas.

Em entrevista ao Jornal Económico, João Paulo Oliveira, um dos co-fundadores da BiLD Analytics explica quais as vantagens para as empresas em ter um data scientist, bem como qual a importância da análise de dados que, muitas vezes, chegam em quantidades massivas.

Quais as vantagens de um data scientists para uma empresa?
A área de data não é independente das restantes áreas das tecnologias da informação e, nesse sentido, acaba também por ser influenciada pelo estágio da infraestrutura de dados de cada empresa. Para uma empresa que esteja ainda numa fase inicial de desenvolvimento, os profissionais de dados são preponderantes para desenvolver e implementar a infraestrutura de dados necessária para, a partir daí, ser possível gerar valor através dos dados. Numa fase posterior, serão seguramente mais úteis na criação de ferramentas de visualização que permitam aos decisores da empresa medir devidamente a performance das diferentes áreas.

Numa fase mais avançada, a modelação preditiva e prescritiva (sugestão automática de ações a tomar) são as duas áreas mais importantes em que habitualmente um data scientist participa.

Qual a importância da análise de dados?
O grande poder das técnicas das analytics é o valor que aportam às empresas pela capacidade que têm de otimizar os processos já existentes. Desde o CEO aos colaboradores mais juniores, passando pela cadeia de supply chain até aos departamentos de vendas, produto, compras ou recursos humanos, todos podem beneficiar de informação privilegiada relativa às suas áreas de atuação que de outra forma não conseguiriam. Sem medir não é possível gerir. A análise de dados permite-nos conhecer facetas do negócio que de outra forma seriam invisíveis e daqui decorre uma capacidade enorme para gerar mudanças transversais nas organizações.

Como é que os data scientists fazem crescer as empresas?
Quando falamos em analytics, falamos num conjunto de tecnologias e/ou modelos matemáticos que não têm um fim em si mesmos, se vistos de forma isolada. O seu valor vem da conjugação dos mesmos com a realidade própria de cada empresa e da sua integração no processo de tomada de decisão. O mesmo é válido para as bases de dados que são guardadas sem nunca serem analisadas/exploradas, não sendo assim mais do que um custo para a empresa, sem qualquer retorno gerado.

É aqui que entram os data scientists e a estratégia geral de analytics. Essa estratégia deve estar muito bem definida e enquadrada com os objetivos gerais da empresa e de seguida, em função da mesma, os data scientists tornam-se nas peças fundamentais. São quem consegue juntar valências habitualmente distintas como a programação, estatística ou o conhecimento de negócio num só e com isso identificar informação valiosa que até então não estava visível.
É este conhecimento novo, trazido por estes profissionais, que permite gerar ganhos nas várias áreas, potenciando o crescimento das mesmas e por conseguinte das empresas.

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