[weglot_switcher]

O que se pode fazer em Madrid em pleno estado de emergência?

Com o estado de emergência em Madrid, vai passar a estar proibida a entrada e saída de pessoas entre municípios, com algumas exceções. Os ajuntamentos vão estar limitados a seis pessoas em espaços abertos e nos funerais só vão poder estar presentes 15 pessoas.
9 Outubro 2020, 18h05

O Governo de Espanha decretou estado de emergência em Madrid e assim, as restrições estabelecidas pelo Conselho Interterritorial do Sistema Único de Saúde espanhol voltaram a vigorar na capital e em outras oito cidades está estabelecido no Plano de Resposta Rápida.

As medidas que vão limitar os espanhóis, divulgadas pelo governo de Espanha têm como objetivo “minimizar a transmissão do vírus, reduzindo o seu impacto na saúde e na sociedade, as instituições devem ser estar preparadas para responder a qualquer cenário de risco para a saúde pública, assumindo que a coordenação e a tomada de decisão conjunta são necessárias com base em diferentes cenários”, de acordo com o Boletim Oficial do Estado espanhol.

“Neste Plano de Resposta, o compromisso é o de garantir a capacidade deteção e controle suficientes para detetar o aumento da transmissão na população através do bom funcionamento do sistema de alerta precoce”, apontou o governo liderado por Pedro Sanchéz sublinhando que “entre outras medidas, o referido Plano concordou em assegurar a capacidade de recursos humanos suficientes em serviços de saúde pública”.

Sobre o contacto social, “está proibida a entrada e saída de pessoas entre municípios, exceto para deslocações, devidamente justificadas por um dos seguintes motivos: assistência a centros, serviços e estabelecimentos sanitários, a idosos ou crianças, renovação de documentação oficial, realização de exames e qualquer atividade de natureza análoga devidamente creditada”, segundo o Plano de Resposta Rápida que define exceções para também para atividades “laborais, profissionais, empresariais ou legais”.

A movimentação de residentes dentro dos municípios “será possível, respeitando as medidas de proteção individual e coletivo estabelecido pelas autoridades sanitárias competentes” e os ajuntamentos em locais públicos vão estar reduzidos a um número máximo de seis pessoas.

Os funerais vão estar limitados a 15 pessoas, em espaços abertos e dez em sítios fechados, e os centros comerciais e os complexos desportivos, abertos ou fechados, vão ter a sua capacidade reduzida em 50%. Os parques infantis não estão abrangidos pelas regras do Governo de Espanha para Madrid.

A hotelaria também não escapou às restrições e como tal a lotação máxima será de 50% na esplanada e no interior, com limite de grupos de seis pessoas. O horário de encerramento dos estabelecimentos será às 23 horas, embora a partir das 22 horas já não possam admitir clientes, salvo no caso de encomendas ao domicílio.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.