[weglot_switcher]

O reembolso de IRS é uma oportunidade para equilibrar as nossas finanças

Numa altura em que a inflação atinge valores máximos históricos, o reembolso do IRS pode ser um importante estabilizador das finanças pessoais.
28 Abril 2023, 10h05

O reembolso do IRS é uma altura importante para os portugueses e para as suas finanças individuais. A partir de 1 de abril, inicia-se a entrega da declaração anual de rendimentos referente a 2022, uma das principais obrigações das famílias. Apesar de termos assistido a algumas alterações fiscais ao nível dos escalões de IRS, poderemos verificar que em relação ao reembolso esperado em 2023, este poderá ser inferior ao do ano anterior.

Se por um lado os particulares tiveram uma redução da contribuição mensal de IRS, traduzindo-se em maior rendimento no final do mês, por outro, o cúmulo de receita anual resulta num ajuste fiscal com menor reembolso de IRS.

No entanto, num ano particularmente difícil, este reembolso irá deixar a conta corrente de muitos cidadãos ligeiramente mais robusta, sendo uma boa oportunidade para estudar qual a melhor forma de rentabilizar este dinheiro e ponderar se é um valor importante a manter na sua conta poupança, ou se deverá utilizar nas despesas familiares.

Numa altura em que a inflação atinge valores máximos históricos, pode ser um importante estabilizador das finanças pessoais, podendo também ser interessante para amortizar pagamentos em atraso ou prestações de créditos, reduzindo as obrigações a médio prazo.

Por outro lado, dado que a imprevisibilidade é uma certeza, com um fundo de emergência, será mais fácil de gerir os imprevistos, principalmente se não tivermos um seguro que nos ajude a minimizar os impactos.

A quem tenha disponibilidade para investir, destacamos duas importantes opções de seguros financeiros que devem ser considerados e analisados em conjunto com o seu Mediador:

Seguros de Capitalização – Ao longo dos anos, tem-se comprovado que continuam a ser a forma de poupança mais estável e segura. Garantem o capital aplicado, definem um nível de remuneração e, mediante a sua duração de cinco ou oito anos, beneficiam de vantagens fiscais.

PPR – Atualmente, é mandatório ter um Plano Poupança Reforma e nunca é demasiado cedo para fazer um. Trata-se de uma solução com benefícios fiscais interessantes e apesar de se tratar de um produto para a Reforma, estão definidas algumas situações nas quais poderemos solicitar o reembolso sem penalização. Destacamos, que até ao final deste ano, estará a vigorar um regime excecional, que possibilita o reembolso parcial ou total do valor dos PPR para pagamento de prestações de contratos de crédito garantidos por hipoteca sobre imóvel destinado a habitação própria e permanente.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.