[weglot_switcher]

O rol de personagens de Mattia Denisse invadiu a Culturgest

As visitas guiadas a uma exposição são uma das formas mais interessantes de explorar a obra de um artista. Fique a saber mais sobre o universo do francês Mattia Denisse já este sábado, numa visão dupla. A do próprio e do curador.
14 Julho 2022, 16h30

Diz-nos o dicionário que “Hápax” – nome que Mattia Denisse deu ao desafio que lança ao público na Culturgest, em Lisboa – significa “palavra ou expressão cujo uso é registado apenas uma vez”. A dúvida instala-se, mas o se percebe, à medida que os sentidos percorrem os desenhos e as serigrafias expostos é que a arte é o lugar de todos os possíveis. Visualidade e escrita contaminam-se.

Esta é a mais extensa apresentação do trabalho de Mattia Denisse até à data, assim esclarece a folha de sala da exposição. Distribuída por sete núcleos, os trabalhos aqui reunidos dão a “conhecer os grandes eixos de produção que o artista desenvolveu nos últimos 15 anos e através dos quais se desvenda um universo tão singular na sua identidade quanto múltiplo nos seus interesses”. Na sua prática é comum encontrar noções como ensaio, compêndio, tratado, história, ou ainda incursões pela física e pela geometria. É notória a sua paixão pelos métodos científicos.

Denisse nasceu em 1967, em Blois, França, mas nunca teve um sentimento de pertença. Viajar mundo fora foi a sua forma de estar em casa, até ter decidido que Lisboa seria – até agora – a sua “casa”, desde 1999. Aqui trabalha, dedicando-se quase exclusivamente ao desenho e à escrita.

Desde que Portugal é a sua ilha, mostrou “Duplo Vê”, na Casa das Histórias Paula Rego, Cascais (2016), “Histórias assímptomas do homem sem cabeça, da mulher geométrica, do macaco e da morte”, na Galeria Bessa Pereira, Lisboa (2014) e “O contra céu – ensaio sobre o hiato”, na Galeria ZDB (2010), entre outras, e realizou as exposições individuais “Tercenas” (2001), “Mija Vinagre” (2000) e “Ipso facto substância dura”, na Galeria ZDB, Lisboa. No ano de 2011 foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian.

O curador, Bruno Marchand, e o artista orientam as visitas guiadas previstas para 16 JUL, SÁB 15:00; 24 SET 2022, SÁB 15:00; 29 OUT 2022, SÁB 15:00.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.