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“O rum da Madeira tem uma vantagem competitiva enorme na Europa”

Secretário-geral da ANEBE diz que o rum da Madeira tem potencial exportador, visto que é o único rum de cana-de-açúcar da Europa, e defende aposta na internacionalização e desenvolvimento da marca.
1 Outubro 2021, 13h14

O rum da Madeira tem uma grande capacidade de diferenciação a nível mundial e um grande potencial exportador. Quem o diz é João Vargas, secretário-geral da Associação Nacional de Empresas de Bebidas Espirituosas (ANEBE), que esteve de passagem pela região, onde manteve reuniões com o presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, e com o Instituto do Vinho, Bordado, Artesanato da Região Autónoma da Madeira (IVBAM), e aproveitou a deslocação a este território para mostrar a disponibilidade da associação em auxiliar na promoção e na exportação de um produto a que reconhece capacidade de ser decisivo para a alavancagem da economia regional e posicionamento da ilha no mapa mundial e europeu.

“A indústria das bebidas espirituosas na Madeira é mais forte do que a nível nacional. O rum é um produto de identidade e cultural da região, sendo o único rum de cana-de-açúcar da Europa. Tem uma vantagem competitiva enorme em relação aos outros rums que não são de cana-de-açúcar feitos na Europa. Dá-lhe uma entidade e diferenciação muito grande”, garantiu João Vargas ao Económico Madeira.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor. Edição do Económico Madeira de 1 de outubro.

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