[weglot_switcher]

Obama: “Convidei Trump para vir à Casa Branca amanhã”

Depois de uma “longa noite” e do discurso da derrota de Hillary Clinton, o atual presidente comentou a vitória de Donald Trump.
9 Novembro 2016, 17h37

O atual presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, já reagiu à vitória de Donald Trump: “Falei com Trump ontem à noite para felicitá-lo e convidei-o para vir à Casa Branca amanhã.” Obama quer garantir que, apesar das diferenças que o separam do presidente eleito, são criadas as condições para assegurar que a transição de presidente é “pacífica”: “Estamos a torcer pela união do país”, disse durante o discurso de reação à eleição de Trump.

Sobre a derrota do partido democrata, o atual presidente assumiu a tristeza, mas apelou à união: “Todos ficamos tristes quando a nossa equipa perde, mas somos, em primeiro lugar, norte-americanos e patriotas. Queremos o melhor para o nosso país.” Barack Obama diz ter ouvido, no discurso de Trump, esta mesma ideia: “Fiquei sensibilizado e espero que mantenha este espírito durante a transição.”

“Muitos estão em euforia, outros não. É assim a democracia”, frisou Obama. Para o atual presidente, este resultado espelha o caminho que a nação tem vindo a percorrer, “nunca em linha reta, sempre a desviar”: “É assim que a política funciona. Tentamos persuadir as pessoas e depois elas votam… Às vezes perdemos. Mas recompomo-nos e voltamos a tentar.” Em relação à candidata democrata, Hillary Clinton, Obama garantiu que “não podia estar mais orgulhoso” e que está “confiante que Hillary e o presidente Clinton vão continuar a fazer um excelente trabalho”.

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.