[weglot_switcher]

Obama diz que “a austeridade bloqueia o crescimento europeu”

Chefe de Estado norte-americano, em entrevista ao diário “La Repubblica”, aconselha Renzi a apostar na educação e aumentar salários.
18 Outubro 2016, 07h05

Considerando que “a austeridade bloqueia o crescimento europeu”, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que recebe o primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, para uma visita de três dias, aconselha ao “investimento na educação” e ao “aumento dos salários”, em entrevista ao diário “La Repubblica”.

Na referida entrevista, Obama discorre sobre o estado da economia mundial: “O mundo está mais rico, mas o capitalismo sem alma que apenas catapulta alguns para uma posição cimeira está a transformar-se num perigo”, afirma, lembrando “a catástrofe humanitária” representada pela crise dos refugiados.

“A Itália está na primeira linha desse tema”, reconhece, “mas poucos países podem suportar um peso dessa dimensão”, admite.

Renzi, que será obsequiado com um dos últimos jantares de gala internacionais de Obama, estará acompanhado por algumas compatriotas que se têm distinguido em diversos papéis como a responsável municipal de Lampedusa, Giusi Nicolini; Fabiola Gianotti, primeira mulher a dirigir o Conselho Europeu para a Pesquisa Nuclear (CERN) ou Paola Antonelli, curadora do Museu de Arte Moderna (MoMa) de Nova Iorque.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.