Obama diz que sanções contra Moscovo surtiram efeito

O presidente norte-americano defendeu que as sanções estratégicas impostas a Moscovo deram os seis frutos e fizeram abrandar as agressões prosseguidas pela Rússia na Ucrânia. Numa entrevista transmitida hoje, Barack Obama recordou o tempo em que o chefe de Estado russo, Vladimir Putin, conseguiu convencer muitos em Washington de que era “um génio”, quando se […]

O presidente norte-americano defendeu que as sanções estratégicas impostas a Moscovo deram os seis frutos e fizeram abrandar as agressões prosseguidas pela Rússia na Ucrânia.

Numa entrevista transmitida hoje, Barack Obama recordou o tempo em que o chefe de Estado russo, Vladimir Putin, conseguiu convencer muitos em Washington de que era “um génio”, quando se vangloriava da rápida anexação da península da Crimeia e da invasão de zonas da Ucrânia oriental.

Mas a reação não agressiva da administração norte-americana, enquanto no Congresso os republicanos mais radicais defendiam uma intervenção mais enérgica, trouxe dividendos no longo prazo, com as sanções a terem consequências na economia russa.

OJE/Lusa

Recomendadas

Eleições no Brasil: Bolsonaro acredita que terá no mínimo 60% dos votos

Às presidenciais brasileiras concorrem onze candidatos: Jair Bolsonaro, Luiz Inácio Lula da Silva, Ciro Gomes, Simone Tebet, Luís Felipe D’Ávila, Soraya Tronicke, Eymael, Padre Kelmon, Leonardo Pericles, Sofia Manzano e Vera Lúcia.

Reino Unido: Congresso do Partido Conservador ensombrado por “tempestade” financeira 

Eleita líder dos ‘tories’ apenas no início de setembro, Truss vai enfrentar militantes e deputados irritados com a repercussão do “mini-orçamento” de 23 de setembro nos mercados financeiros, afundando o valor da libra esterlina e fazendo disparar os juros da dívida pública. 

Austrália anuncia sanções contra 28 russos após anexação

As novas sanções visam pessoas que violam a lei internacional para “legitimar as ações ilegais da Rússia na Ucrânia por meio de falsos referendos, desinformação e intimidação”, referiu o comunicado.