Obama: EUA não podem ser os únicos responsáveis pelo crescimento mundial

O Presidente norte-americano, Barack Obama, diz que os Estados Unidos não podem ser os únicos responsáveis pelo crescimento da economia mundial, apelando ao G20 a promover o desenvolvimento. “Nos últimos anos, os Estados Unidos deram emprego a mais pessoas do que todas as economias desenvolvidas juntas. Mas não podemos esperar que os Estados Unidos levem […]

O Presidente norte-americano, Barack Obama, diz que os Estados Unidos não podem ser os únicos responsáveis pelo crescimento da economia mundial, apelando ao G20 a promover o desenvolvimento.

“Nos últimos anos, os Estados Unidos deram emprego a mais pessoas do que todas as economias desenvolvidas juntas. Mas não podemos esperar que os Estados Unidos levem a economia mundial às costas”, disse Obama num discurso à margem da cimeira do G20, em Brisbane.

“Aqui, em Brisbane, o G20 tem a responsabilidade de agir, de estimular a procura, de investir nas infraestruturas e de criar empregos para as populações dos nossos países”, acrescenta.

A economia mundial está em desaceleração e entre as grandes potências económicas, só os Estados Unidos registaram melhorias, enquanto a Europa e o Japão estagnaram, e os países emergentes apresentam diferentes resultados.

OJE/Lusa

Recomendadas

Finlândia retira último busto de Lenine ainda em exibição no país

As autoridades de uma cidade do sudeste da Finlândia retiraram hoje o último busto do líder revolucionário russo Vladimir Lenine ainda em exibição pública no país, na sequência da guerra na Ucrânia.

Justiça espanhola arquiva investigação sobre morte de José Eduardo dos Santos

A justiça espanhola arquivou a investigação sobre a morte do ex-presidente de Angola José Eduardo dos Santos, confirmando que se deveu a causas naturais, segundo uma decisão de um tribunal de Barcelona divulgada hoje.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta terça-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta terça-feira.