[weglot_switcher]

Acabaram-se as férias. Obama regressa hoje mas evita falar de Trump

Nas próximas semanas, Barack Obama vai marcar presença em vários eventos públicos.
24 Abril 2017, 11h13

Barack Obama participa hoje num encontro com estudantes na Universidade de Chicago, centrado no tema “organização da comunidade e envolvimento cívico”. Quase cem dias depois de ter deixado a Casa Branca, o ex-Presidente dos Estados Unidos da América está de volta.

Segundo o The New York Times, Obama não deve aproveitar o encontro com estudantes na Universidade de Chicago para responder às acusações feitas contra ele pelo sucessor, Donald Trump, informa o Diário de Notícias.

Numa série de tweets, Donald Trump acusou Barack Obama de ter mandado escutar os seus telefones na Trump Tower durante a campanha para as presidenciais de 8 de novembro. O atual Presidente acusou também Obama de estar por detrás das fugas de informação dos serviços secretos em relação à ligação da sua campanha à Rússia, além de sugerir que o ataque com armas químicas na Síria foi culpa de Obama.

Segundo fontes ouvidas pelo The New York Times, Obama também não tenciona confrontar Trump diretamente em assuntos como imigração, a reforma da saúde (o Obamacare), política externa ou ambiente. O ex-presidente prefere centrar-se em temas como o envolvimento cívico, a saúde do planeta Terra, a necessidade de mais diplomacia, os direitos cívicos e o desenvolvimento de uma nova geração de jovens líderes norte-americanos.

Nas próximas semanas, Barack Obama vai marcar presença em vários eventos públicos. Segundo informa o Chicago Tribune, depois do encontro de hoje com os estudantes, Obama irá participar numa cerimónia de entrega dos prémios em Boston antes de fazer uma série de discursos públicos e de palestra privadas (e pagas) nos Estados Unidos e na Europa, além de uma aparição ao lado da chanceler alemã Angela Merkel nas Portas de Brandeburgo, em Berlim.

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.