[weglot_switcher]

Óbidos volta a ensinar crianças e jovens a programar

Óbidos recebe já em janeiro a quarta edição da iniciativa da Academia deCode, onde cerca de 200 crianças e jovens iniciaram os seus conhecimentos de programação e robótica.
21 Novembro 2018, 16h43

O Óbidos Parque e o município de Óbidos, em parceria com o Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos e o Instituto Politécnico de Leiria, lançam em janeiro a quarta edição do deCode, projeto que proporciona formação em linguagens de programação, valorizando os currículos de crianças e jovens em idade escolar.

“Hoje em dia, saber programar, perceber como funciona um robô ou criar uma automação, são competências fundamentais e muito divertidas de aprender. O parque tecnológico criou uma academia que ensina tudo isto e muito mais a crianças e jovens dos seis aos 18 anos”, de uma forma “experimental e motivadora”, afirma Miguel Silvestre, diretor executivo do Óbidos Parque.

Uma vez por semana, durante 90 minutos, os alunos da academia têm acesso privilegiado às instalações do Óbidos Parque, a computadores e a material eletrónico, a impressoras 3D e a diferentes robôs, e ao conhecimento partilhado pelos seus formadores.

No nível primário, através de uma linguagem de programação por blocos e com recurso a robôs, é estimulado o raciocínio lógico. Já nos níveis básico e secundário, são aprendidas linguagens de programação e fundamentos de Eletrónica, utilizados para programar microcontroladores e os próprios robôs. Nesta fase entra a criatividade dos alunos, desafiados a imaginar, criar e a construir diferentes máquinas, explica ainda aquele responsável.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.