Empreitada de 12,6 milhões vai durar dois anos. Obras na ponte 25 de Abril começam hoje

A empreitada foi adjudicada a 20 de setembro passado por um valor de 12,6 milhões de euros ao consórcio composto pela Somague e STAP – Reparação, Consolidação e Modificação de Estruturas. O presidente da Infraestruturas de Portugal, António Laranjo, afirma que haverá cortes de trânsito (mas só no próximo ano).

Rafael Marchante/Reuters

A empreitada para a conservação da ponte 25 de Abril vai ser atribuída pela  Infraestruturas de Portugal (IP) esta quarta-feira, dia 19 de dezembro, estando previsto que as obras arranquem hoje, prolongando-se por dois anos. A cerimónia de consignação contará com a presença de Pedro Marques, ministro do Planeamento e das Infraestruturas.

A empreitada foi adjudicada a 20 de setembro passado por um valor de 12,6 milhões de euros ao consórcio composto pela Somague, SMM – Sociedade de Montagens Metalomecânicas e STAP – Reparação, Consolidação e Modificação de Estruturas.

“O momento da consignação representa o início formal da obra que, tal como estabelecido na programação e divulgado publicamente, tem o seu arranque em 2018 e conclusão prevista para o final do ano de 2020”, sublinha um comunicado da IP.

De acordo com esse documento, “a empreitada tem por objetivo a realização de um conjunto de trabalhos de manutenção tidos como necessários, e que foram identificados no âmbito das atividades regulares de inspeção e de monitorização do comportamento estrutural da Ponte 25 de Abril”.

À margem de uma intervenção na comissão parlamentar de Economia, Inovação e Obras Públicas, o presidente da Infraestruturas de Portugal, António Laranjo, afirmou que haverá cortes de trânsito, mas só no próximo ano.

Onde haverá restrições de trânsito?

  • Sentido norte-sul

Interrupção nos dias 18 e 19 de maio de 2019 (00:30-08:30) e em 13 e 28 de outubro de 2019

  • Sentido sul-norte

Interrupção nos dias 11 e 12 de maio, além de 12 e 19 de outubro de 2019

Relacionadas

Pilares principais da Ponte 25 de Abril alvo de inspeção subaquática em 2019

Inspeção “tem caráter preventivo e decorrerá no segundo trimestre de 2019, no período do ano em que as condições climatéricas, do estado das marés e força da corrente do rio é mais favorável à execução do trabalho”, avançou a IP em comunicado.

Pedro Marques diz que obras na Ponte 25 de Abril vão começar “em breve”

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas disse hoje que as obras na Ponte 25 de Abril “começarão em breve, porventura talvez ainda antes do final deste ano”, estando a aguardar o visto do Tribunal de Contas.
Recomendadas

Teixeira Duarte passa de prejuízo a lucro de 3,6 milhões no primeiro semestre

A construtora Teixeira Duarte totalizou 3,6 milhões de euros de lucro no primeiro semestre, valor que compara com um prejuízo de aproximadamente 18,6 milhões de euros apurado em igual período do ano anterior, foi esta quinta-feira comunicado ao mercado.

Gonçalo Moura Martins defende que empresas portuguesas precisam de escala

O CEO da construtora falava num painel de empresários constituído por António Pires de Lima, CEO da Brisa, Jorge Rebelo de Almeida, presidente do Grupo Vila Galé, e Francisco Cary, administrador da Caixa Geral de Depósitos, sobre o atual contexto de crise.

Exportações portuguesas de metalurgia batem recorde mensal absoluto

As exportações portuguesas de metalurgia e metalomecânica atingiram em maio o recorde mensal absoluto de 2.135 milhões de euros, subindo 25% em termos homólogos e ultrapassando pela primeira vez os dois milhões, anunciou esta quinta-feira a associação setorial.
Comentários