Obras públicas contratualizadas este ano ao mesmo nível que em 2020

A Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas, os contratos celebrados de empreitadas de obras públicas mantiveram-se “praticamente inalterados” durante o ano 2021.

Os contratos celebrados de empreitadas de obras públicas mantiveram-se “praticamente inalterados” durante o ano 2021.

De acordo com o barómetro divulgado esta quarta-feira pela Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN), os contratos de empreitadas celebrados e reportados no Portal Base no âmbito de concursos públicos até novembro atingiram 2.476 milhões de euros, ou seja, 0,3% acima do montante apurado no mesmo período do ano anterior.

Esta estabilização no volume de contratos de empreitadas, explica a AICCOPN deve-se a um “efeito de base já que, em novembro de 2020 foram celebrados dois contratos relativos à expansão da rede de Metro do Porto, no valor de 288 milhões de euros”.

Já os contratos de empreitadas de obras públicas celebrados em resultado de ajustes diretos e consultas prévias nos primeiros onze meses do ano atingiram 550 milhões de euros, mais 5%(2) em termos homólogos. Feitas as contas, os contratos de empreitadas celebrados até ao final de novembro totalizaram 3.321 milhões de euros, mais 0,3% face ao período homólogo

Em sentido contrário, os concursos de empreitadas de obras públicas promovidos registam quebras em novembro em termos homólogos acumulados, face a 2020, fazendo deste o novo mês consecutivo em que isso se sucede.

Nos primeiros onze meses deste ano, os procedimentos que foram objeto de abertura de concurso público e respetiva publicação no Diário da República atingiram 3.488 milhões de euros, menos 23%, em termos homólogos face a 2020.

Recomendadas

Topo da Agenda: o que não pode perder nos mercados e na economia esta semana

A semana arranca com os mercados a reagir aos resultados eleitorais em Itália. Esta segunda-feira, Christine Lagarde fala no Parlamento Europeu e, por cá, o Instituto Nacional de Estatística divulga as tábuas da mortalidade em Portugal, referentes ao período pandémico. Conheça a agenda da semana.

Cheque-família começa a ser pago a partir de 20 de outubro, anuncia Marques Mendes

No seu espaço habitual de comentário ao domingo no Jornal da Noite da Sic, Marques Mendes assegurou que este apoio, anunciado pelo Governo a 5 de setembro, vai começar a chegar às contas bancárias das famílias a partir do dia 20 do próximo mês.

Comissão Europeia diz que Portugal é “moderadamente inovador”

O país encontra-se no grupo dos países moderadamente inovadores, passando da 19ª para a 17ª posição entre os 27 Estados-Membros, segundo os dados da Comissão Europeia tornados públicos pela ANI (Agência Nacional de Inovação).
Comentários