[weglot_switcher]

Observatório de Turismo Sustentável do Alentejo integra rede da OMT

A notícia foi anunciada pelo secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, por ocasião da sua visita oficial a Portugal, que hoje termina.
23 Janeiro 2018, 19h04

O Observatório de Turismo Sustentável do Alentejo vai passar a integrar a rede internacional de observatórios de turismo da OMT – Organização Mundial de Turismo.

A notícia foi anunciada pelo secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, por ocasião da sua visita oficial a Portugal, que hoje termina.

“Trata-se da concretização de uma das medidas de sustentabilidade previstas pelo Turismo de Portugal (TP) na estratégia turística nacional até 2027”, destaca um comunicado da Turismo de Portugal, a agência nacional de promoção externa do turismo em Portugal.

A TP elenca outros projetos integrados nesta estratégia como o ‘Tourism ALL for ALL’, de turismo inclusivo; ‘Portuguese Waves’, de gestão sustentável das praias ‘surf spots’; ‘Portuguese Trails’, programa de valorização e sustentabilidade dos traçados âncora de ‘Cycling & Walking’ das regiões turísticas portuguesas; parcerias com ONG (organizações não governamentais) para promover a sensibilização ambiental dos agentes do setor; e ‘Programa Valorizar’, centrado na regeneração e reabilitação dos espaços públicos com interesse para o turismo, a valorização turística do património cultural e natural do país, promovendo condições para a desconcentração da procura, a redução da sazonalidade e a criação de valor.

“O objetivo, em 2027, é afirmar o turismo como ‘hub’ para o desenvolvimento económico, social e ambiental em todo o território, posicionando Portugal como um dos destinos turísticos mais competitivos e sustentáveis do mundo”, conclui o comunicado da TP.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.