[weglot_switcher]

OCDE mais otimista sobre viragem na economia portuguesa

A aceleração do PIB de 2,8% no primeiro trimestre do ano e a previsão do Governo de um crescimento económico acima de 3% no segundo trimestre poderão ter influenciado os dados.
12 Junho 2017, 12h33

O indicador da OCDE que mede os pontos de viragem em ciclos económicos estabilizou em abril, depois de sete meses a diminuir. Apesar de continuar abaixo de 100 pontos, barreira determinada pela OCDE que indica a inversão da economia, o Indicador Compósito Avançado para Portugal está já próximo, tendo ficado em 99,89 em abril, de acordo com os dados divulgados esta segunda-feira.

A última vez que Portugal ultrapassou os 100 pontos do indicador, que indica uma contração do PIB, foi em agosto de 2016, sendo que a tendência de descida tinha começado há sete meses. A aceleração do PIB de 2,8% no primeiro trimestre do ano e a previsão do Governo de um crescimento económico acima de 3% no segundo trimestre poderão ter influenciado os dados.

No que diz respeito à zona euro, o Indicador Compósito Avançado indica que a economia dos países da moeda única mantenham uma tendência de crescimento estável, destacando-se o ritmo de crescimento da Alemanha. Fora da UE, a OCDE está também otimista em relação à evolução económica dos Reino Unido, dos EUA, do Japão, do Brasil e da Rússia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.