[weglot_switcher]

OCDE sobre o relatório polémico: “Controvérsia foi lamentável. Terminámos o processo normalmente”

O secretário-geral da OCDE sugeriu ao ex-ministro Álvaro Santos Pereira, agora quadro da OCDE, não participar na apresentação do relatório: “Não desejava que esta conferência fosse sobre o Álvaro, e que fosse sobre Portugal”.
18 Fevereiro 2019, 11h46

Não houve intromissão do Governo de António Costa no relatório sobre Portugal da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE). A garantia foi dada pelo secretário-geral da OCDE que qualificou de “lamentável” a polémica que se instalou.

“Temos um processo que é o mesmo em todos os países. Fazemos 50 relatórios económicos dos países num ciclo de dois anos”, disse o responsável da OCDE esta segunda-feira em Lisboa.

O secretário-geral da OCDE explicou que o processo de elaboração do relatório passa, primeiro, pela missão de recolha de estatísticas e dados. Depois, a segunda missão resume-se à discussão com as autoridades nacionais.

“É preparado um esboço, um relatório preliminar. E então, convida-se aos 36 países dois dias completos de discussão. Discutem-se todos os aspectos. Preparamos duas missões, depois preparamos a versão preliminar do relatório, submetemos à discussão com os representantes de Portugal e depois é elaborada a versão definitiva”, explicou

“Existem muitas versões preliminares. Uma delas provocou um pouco de controvérsia. Parece-nos lamentável, mas não é um problema irreparável. Terminámos o processo normalmente, tal como em todos os outros países. O que fizemos com Portugal, fizemos com todos os países”, declarou o secretário-geral da OCDE.

Sobre o cancelamento da apresentação pública do relatório por parte do Álvaro Santos Pereira, que iria ter lugar na terça-feira, Ángel Gurria assumiu que partiu de uma sugestão sua.

“A minha decisão de sugerir a Alvaro não participar nesta apresentação foi depois” do surgimento da polémica, afirmou o secretário-geral da OCDE.

“Porque não desejava que esta conferência fosse sobre o Álvaro, e que fosse sobre Portugal. Álvaro Santos Pereira é um profissional competente e sério”, declarou Ángel Gurria sobre o ex-ministro da Economia do Governo de Passos Coelho e que hoje integra os quadros da OCDE, responsável pela divisão de estudos sobre Portugal.

Recorde-se que foi cancelada à última hora na passada semana uma apresentação pública do relatório “Economy Survey of Portugal – 2019” da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), que estava agendada para terça-feira e contava com a presença do ex-ministro Álvaro Santos Pereira e do economista Ben Westmore, foi cancelada.

Alegadas pressões do Governo sobre a OCDE foram noticiadas no mês passado pelo “Expresso”, tendo em conta que o relatório coordenado por Álvaro Santos Pereira faria referências à problemática da corrupção na relação entre o sistema de Justiça e a atividade económica portuguesa consideradas desajustadas pelo Executivo de Lisboa, segundo o semanário.

 

https://jornaleconomico.pt/noticias/apresentacao-de-relatorio-da-ocde-sobre-portugal-cancelada-a-ultima-hora-411453

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.