[weglot_switcher]

Oceanário e aquários Vasco da Gama e de Porto Pim contra o lixo marinho

Segundo os dados disponibilizados por Bruxelas, todos os anos, 10 milhões de toneladas de lixo vão parar aos oceanos.
26 Julho 2017, 16h48

O Oceanário de Lisboa, o Aquário de Porto Pim (nos Açores) e o Aquário Vasco da Gama (também na capital) vão participar na campanha global ‘World Aquariums Against Marine Litter’, ou seja, a campanha mundial dos aquários e oceanários contra o lixo marinho.

Esta campanha vai iniciar-se amanhã, dia 27 de julho, às 15h30 (hora de Lisboa – disponível em direto pela EbS+), com a presença do comissário europeu para o Ambiente, Assuntos Marítimos e Pescas, Karmenu Vella.

Esta campanha conta já com a participação de mais de 100 aquários de todo o mundo, incluindo, em Portugal, o Oceanário de Lisboa, o Aquário de Porto Pim e o Aquário Vasco da Gama.

O evento terá lugar amanhã no Museu Oceanográfico do Mónaco, contando com a presença do príncipe Alberto II do Mónaco, além de Erik Solheim, diretor executivo do Programa das Nações Unidas para o Ambiente; e de Doug Cress, CEO da World Association of Zoos and Aquariums (WAZA).

Sobre a iniciativa, o comissário europeu Vella afirma que “esta campanha sobre o lixo marítimo é urgente e bem-vinda”.

“Os aquários do mundo são um ecrã televisivo para os oceanos e decidiram tornar-se os noticiários do Oceano, para evitar que se tornem no seu canal História. Este verão, milhões de pessoas de todo o Mundo visitarão um aquário. Para criar mudança, teremos que lhes mostrar a realidade da poluição provocada pelo plástico”, alerta este responsável da Comissão Europeia.

Segundo os dados disponibilizados por Bruxelas, todos os anos, 10 milhões de toneladas de lixo vão parar aos oceanos.

Em algumas áreas, os micro-plásticos já superam o plâncton numa razão de seis para um e as perspetivas para o futuro, são sombrias: em 2050, poderá haver mais plástico que peixes no mar e 99 % das aves marinhas poderão ter ingerido plástico, isto de acordo com as informações de Bruxelas.

Esta campanha visa promover a conferência Our Oceans, que vai decorrer entre 5 e 6 de Outubro, em Malta.

Esta conferência será organizada pela União Europeia pela primeira vez, juntando grandes nomes ativos neste tema que representam governos, sociedade civil e empresas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.