OE2022: Bloco de Esquerda mantém voto contra na votação final global

Catarina Martins anunciou que o Bloco de Esquerda irá manter, na votação final global, o voto contra a proposta do Orçamento do Estado para 2022, por considerar que deixa de fora respostas de esquerda.

João Relvas/Lusa

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, anunciou este sábado que o partido irá manter na votação final global o voto contra a proposta do Orçamento do Estado para 2022, por considerar que deixa de fora respostas de esquerda.

A posição de Catarina Martins foi transmitida, em conferência de imprensa, no final da Mesa Nacional do BE, que se reuniu hoje, no qual o partido considerou que a proposta orçamental exclui respostas de esquerda e não responde ao impacto da inflação.

“A Mesa Nacional do BE decidiu que mantendo-se este um orçamento em que os serviços públicos perdem capacidade, embora a receita fiscal aumente, e em que os salários e as pensões têm uma perda real, embora o Produto Interno Bruto e a produtividade do país aumente, é um Orçamento que só pode merecer o voto contra do BE”, disse a líder bloquista.

Catarina Martins frisou, contudo, que o partido apresenta propostas de alteração que procuram “responder às necessidades do nosso país” na saúde, na educação, na justiça, nos salários e nas pensões, na segurança social e na habitação.

Relacionadas

OE2022: Partidos entregaram mais de 1.400 propostas de alteração à proposta orçamental

Os partidos com assento parlamentar entregaram, até sexta-feira, data em que terminou o prazo, mais de 1.400 propostas de alteração à proposta de lei do Orçamento do Estado para 2022.

PEV diz que proposta orçamental “está longe” de responder aos problemas

O Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV) afirmou hoje que a proposta de Orçamento do Estado para 2022 “está longe” de responder aos problemas estruturais do país e acusou o governo de “obsessão” com o défice das contas públicas.

Governo vai avaliar impacto do englobamento das mais-valias especulativas

O ministro das Finanças, Fernando Medina, disse, esta sexta-feira, durante uma audição, que o Governo irá avaliar o impacto do englobamento obrigatório das mais-valias imobiliárias de curto prazo.
Recomendadas

OE2022: Aprovada proposta do PSD que altera regras para contratação de estrangeiros

O Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) suspende a “fixação do contingente global para efeitos de concessão de visto de autorização de residência para exercício de atividade profissional subordinada”.

Portugal dispõe de mais 51 milhões para financiar sector da agricultura em crise

Portugal vai disponibilizar mais 51 milhões de euros de fundos para os agricultores, no âmbito do aumento de custos de produção, depois de Bruxelas ter aprovado a mobilização de verbas do desenvolvimento rural, anunciou esta terça-feira a ministra da Agricultura.

Agendas Mobilizadoras não tinham “verbas específicas” para os Açores

O ex-ministro da Economia Siza Vieira insistiu esta terça-feira que não foram definidas “verbas específicas” para os Açores nas Agendas Mobilizadoras do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e mostrou-se surpreendido com a “celeuma” levantada pelo processo na região.
Comentários