OE2022: Bloco de Esquerda mantém voto contra na votação final global

Catarina Martins anunciou que o Bloco de Esquerda irá manter, na votação final global, o voto contra a proposta do Orçamento do Estado para 2022, por considerar que deixa de fora respostas de esquerda.

João Relvas/Lusa

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, anunciou este sábado que o partido irá manter na votação final global o voto contra a proposta do Orçamento do Estado para 2022, por considerar que deixa de fora respostas de esquerda.

A posição de Catarina Martins foi transmitida, em conferência de imprensa, no final da Mesa Nacional do BE, que se reuniu hoje, no qual o partido considerou que a proposta orçamental exclui respostas de esquerda e não responde ao impacto da inflação.

“A Mesa Nacional do BE decidiu que mantendo-se este um orçamento em que os serviços públicos perdem capacidade, embora a receita fiscal aumente, e em que os salários e as pensões têm uma perda real, embora o Produto Interno Bruto e a produtividade do país aumente, é um Orçamento que só pode merecer o voto contra do BE”, disse a líder bloquista.

Catarina Martins frisou, contudo, que o partido apresenta propostas de alteração que procuram “responder às necessidades do nosso país” na saúde, na educação, na justiça, nos salários e nas pensões, na segurança social e na habitação.

Relacionadas

OE2022: Partidos entregaram mais de 1.400 propostas de alteração à proposta orçamental

Os partidos com assento parlamentar entregaram, até sexta-feira, data em que terminou o prazo, mais de 1.400 propostas de alteração à proposta de lei do Orçamento do Estado para 2022.

PEV diz que proposta orçamental “está longe” de responder aos problemas

O Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV) afirmou hoje que a proposta de Orçamento do Estado para 2022 “está longe” de responder aos problemas estruturais do país e acusou o governo de “obsessão” com o défice das contas públicas.

Governo vai avaliar impacto do englobamento das mais-valias especulativas

O ministro das Finanças, Fernando Medina, disse, esta sexta-feira, durante uma audição, que o Governo irá avaliar o impacto do englobamento obrigatório das mais-valias imobiliárias de curto prazo.
Recomendadas

Eficiência energética na linha da frente para reduzir dependência de Putin

Governo e empresas analisam o atual momento da eficiência energética. Defendem que chegou a altura de Portugal e a Europa acelerarem para desligar a ficha de Moscovo e do regime de Vladimir Putin. Sector energético português está comprometido com metas.

Wimbledon: João Sousa e o australiano Jordan Thompson afastados em pares

O tenista português João Sousa e o australiano Jordan Thompson foram hoje eliminados na segunda ronda de pares de Wimbledon.

Itália alerta para subida de preço da energia por fecho do Nord Stream

O ministro da Transição Ecológica italiano, Roberto Cingolani, alertou hoje que se espera um novo aumento do preço da energia em Itália depois de a Rússia anunciar o fecho do gasoduto Nord Stream para manutenção, adiantou a EFE.
Comentários