[weglot_switcher]

OE2022. Investimento de 146 milhões de euros na aquisição de material circulante e renovação de frotas

As empresas públicas benefeciadas com este esforço serão a CP, Metro de Lisboa, Metro do Porto, Transtejo e Sistema de Mobilidade do Mondego.
13 Abril 2022, 18h06

Está previsto um investimento de 146 milhões de euros este ano com a aquisição de material circulante e reforço de frotas da CP, Metropolitano de Lisboa, Metro do Porto, Transtejo e Sistema de Mobilidade do Mondego, de acordo com o relatório do Orçamento do Estado para 2022.

“O aumento efetivo da oferta de transportes públicos envolve igualmente investimento na aquisição de material circulante e frota. Nesse domínio, destaca-se a aquisição de material circulante para as empresas públicas de transportes, que representará um investimento de cerca de 1.323 milhões de euros, dos quais 146 milhões de euros em 2022”, assinala o referido documento.

No caso da CP, destaca-se a abertura do concurso para a aquisição de 117 automotoras para os serviços regional e suburbano, com o valor base de 819 milhões de euros, a que acresce o contrato, já em execução, para o fornecimento de 22 novas automotoras (12 automotoras bi-modo e dez elétricas) para utilização no serviço regional, no valor global de 158 milhões.

“Em 2022, a aquisição de material circulante para a CP deverá ascender a 87 milhões de euros”, revela o relatório do OE2022.

O mesmo documento assegura que “também no Metropolitano de Lisboa está em curso a modernização da frota, que será incrementada em cerca de 20%”.

“O contrato relativo à aquisição de 14 novas unidades triplas inclui também a aquisição de um novo sistema de sinalização ferroviária e encontra-se já em vigor, prevendo-se entregas faseadas do material até 2025. A modernização da frota, com a aquisição de unidades triplas e sistema de sinalização, representará, em 2022, um investimento de quatro milhões de euros”, assume o relatório do OE2022.

Por seu turno, o alargamento da rede do Metro do Porto envolve igualmente um aumento da frota. Este reforço visa servir a nova linha entre S. Bento e a Casa da Música, a Linha Rosa, bem como o prolongamento da Linha Amarela a sul, entre Santo Ovídio e Vila d’Este, em Vila Nova de Gaia, “totalizando um investimento previsto, em 2022, de mais de 20 milhões de euros”.

No segmento dos transportes públicos fluviais, a frota da Transtejo passará a contar com dez novos navios, a que acresce o sistema de carregamento da frota elétrica. “No conjunto destes investimentos, o valor global de execução previsto em 2022 é de 22 milhões de euros”, adianta o relatório do OE2022.

“Por fim, o Sistema de Mobilidade do Mondego terá também a sua frota aumentada, com valores de investimento que irão convergir nos próximos anos para mais de 60 milhões de euros”, conclui o referido documento.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.