[weglot_switcher]

Oficial. Vanguard Properties e Amorim Luxury já são donos da Comporta

A escritura pública do contrato de compra e venda foi assinada esta quinta-feira em Lisboa, 353 dias depois da Assembleia de Participantes do Fundo da Herdade da Comporta ter votado favoravelmente a proposta apresentada pelo consórcio Vanguard/Amorim, avaliada em 157,5 milhões de euros.
  • Vanguard Properties e Amorim Luxury
    Paula Amorim, Miguel Guedes de Sousa, Claude Berda, José Cardoso Botelho e Alexandre Berda
14 Novembro 2019, 16h50

É oficial: o consórcio formado pela Vanguard Properties e pela Amorim Luxury é o novo dono dos ativos turísticos que pertenciam ao Fundo Especial de Investimento Imobiliário Fechado da Herdade da Comporta – o Comporta Links e o Comporta Dunes, que abrangem 916 hectares.

“Estes ativos, denominados Comporta Dunes e Comporta Links, totalizam cerca de 1.380 hectares de área de desenvolvimento e floresta”, esclareceu a Vanguard Properties, em comunicado.

No ato de assinatura, estiveram presentes Claude Berda e José Cardoso Botelho, sócios na Vanguard Properties, e Paula Amorim e Miguel Guedes de Sousa, da Amorim Luxury.

A escritura pública do contrato de compra e venda foi assinada esta quinta-feira em Lisboa, 353 dias depois da Assembleia de Participantes do Fundo da Herdade da Comporta ter votado favoravelmente a proposta apresentada pelo consórcio Vanguard/Amorim, avaliada em 157,5 milhões de euros.

“A escritura pública foi celebrada nas instalações da Deloitte Consultores, entidade que supervisionou o processo concursal iniciado em agosto de 2018”, disse a Vanguard em comunicado.

O Jornal Económico apurou junto de fonte próxima ao processo que só a assinatura do contrato de compra e venda demorou cerca de uma hora.

Foi no dia 27 de novembro de 2018, no hotel Sana, em Lisboa que os dois acionistas maioritários do Fundo, a Rioforte (59,%) e o Novo Banco (15,5%), aprovaram a venda dos dois principais ativos ao consórcio Vanguard/Amorim. De resto, houve outros acionistas minoritários que se opuseram ou que se abstiveram.

Em entrevista ao Jornal Económico, em abril passado, José Cardoso Botelho, diretor-geral da Vanguard e sócio de Claude Berda, explicou que a promotora imobiliária tem um projeto pensado para o longo-prazo , com um investimento que “não deverá ser inferior a 1,5 mil milhões de euros”.

Os 916 hectares da nova Comporta terão, além de dois campos de golfe de 18 buracos, 26 loteamentos residenciais, onze aldeamentos turísticos, três aparthotéis e cinco hotéis, entre os quais se destacará o Hotel JNCQUOI Comporta, que vai nascer do anterior projeto, um luxuoso Hotel Aman, e que será gerido por Miguel Guedes de Sousa e Paula Amorim, da Amorim Luxury.

“Nesta transação o Consórcio Vanguard Properties e Amorim Luxury foi assessorado por André Luiz Gomes e Marta Pinto da Silva (LGPAS), José Franqueira Dias, Francisco Cortez (MLGTS) e António Payan Martins (CMS – Rui Pena & Arnaut), bem como pela KPMG, Cushman Wakefield, S+A Green Lab e João Líbano Monteiro & Associados (JLM&A)”, lê-se na nota.

A assessoria jurídica da Gesfimo ficou a cabo da sociedade de advogados pbbr, apurou o Jornal Económico.

A Vanguard Properties detém 88% do consórcio, enquanto a Amorim Luxury detém os restantes 12%.

 

https://jornaleconomico.pt/noticias/turismo-vanguard-vai-investir-15-mil-milhoes-na-nova-comporta-438045

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.