[weglot_switcher]

Oito anos depois, Caixa Económica Montepio Geral regressa ao mercado de dívida

Procura superou a oferta em 5 vezes tendo o montante inicial da emissão sido aumentado dos 500 milhões de euros previstos inicialmente, para os 750 milhões de euros, informou a instituição liderada por José Félix Morgado.
  • Cristina Bernardo
9 Outubro 2017, 17h35

A Caixa Económica Montepio Geral (CEMG) regressou hoje ao mercado de dívida ao final de oito anos, tendo colocado com sucesso uma emissão de obrigações hipotecárias (covered bonds), informou o Montepio.

Em comunicado, o Montepio informou que “a procura superou a oferta em cinco vezes tendo o montante inicial da emissão sido aumentado dos 500 milhões de euros previstos inicialmente, para os 750 milhões de euros”.

A operação liderada pelo JP Morgan, NatWest MArkets e Unicredit, com uma maturidade de cinco anos e referencial inicial de pricing nos 75 bps (pontos base) foi posteriormente revista para os 65 bps (pontos base).

Esta emissão inovadora no mercado português devido à sua característica “conditional pass through” teve rating A3/A/A pela Moody’s, Fitch e DBRS.

“O sucesso da operação reflecte a confiança dos investidores na execução do Plano Estratégico 2016-18 que vem sendo assegurada pelo Conselho de Administração Executivo”, disse o banco em comunicado.

A operação está integrada no Programa de emissão de obrigações hipotecárias registado e aprovado pelo Banco Central da Irlanda e tem como data de subscrição o próximo dia 17 de outubro.

Também hoje,  em assembleia-geral extraordinária a Caixa Económica aprovou esta segunda-feira o fim da qualidade de sociedade aberta, depois da empresa ter sido convertida em sociedade anónima. Esta decisão foi tomada com o assentimento de “99,75% de votos a favor representativos de 99,75% do capital social da CEMG”, refere o comunicado ao mercado.

 

(atualizada)

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.