[weglot_switcher]

Olaf Scholz está na Arábia Saudita de olho na crise energética

Olaf Scholz quer aprofundar os laços entre a Alemanha e a Arábia Saudita, numa altura em que a Europa enfrenta uma crise energética e que o inverno está à porta.
24 Setembro 2022, 17h45

O chanceler alemão, Olaf Scholz, está na Arábia Saudita com vista a aprofundar os laços entre estes dois países, disse o próprio à saída de uma reunião com o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman. Isto numa altura em que a Europa está a braços com uma crise energética, que o conflito em curso na Ucrânia veio agravar.

Em declarações aos jornalistas citadas pela Reuters, o responsável alemão indicou que a parceria com Arábia Saudita deverá ir além dos combustíveis fósseis, incluindo, por exemplo, energias renováveis e hidrogénio.

De notar que a Alemanha era até há pouco tempo consideravelmente dependente da Rússia, em termos energéticos. A guerra na Ucrânia levou este país a procurar diversificar a sua matriz energética.

Olaf Scholz garantiu também aos jornalistas que discutiu com o príncipe herdeiro questões ligadas aos direitos humanos e civis.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.