Olaf Scholz está na Arábia Saudita de olho na crise energética

Olaf Scholz quer aprofundar os laços entre a Alemanha e a Arábia Saudita, numa altura em que a Europa enfrenta uma crise energética e que o inverno está à porta.

O chanceler alemão, Olaf Scholz, está na Arábia Saudita com vista a aprofundar os laços entre estes dois países, disse o próprio à saída de uma reunião com o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman. Isto numa altura em que a Europa está a braços com uma crise energética, que o conflito em curso na Ucrânia veio agravar.

Em declarações aos jornalistas citadas pela Reuters, o responsável alemão indicou que a parceria com Arábia Saudita deverá ir além dos combustíveis fósseis, incluindo, por exemplo, energias renováveis e hidrogénio.

De notar que a Alemanha era até há pouco tempo consideravelmente dependente da Rússia, em termos energéticos. A guerra na Ucrânia levou este país a procurar diversificar a sua matriz energética.

Olaf Scholz garantiu também aos jornalistas que discutiu com o príncipe herdeiro questões ligadas aos direitos humanos e civis.

Recomendadas

Mundial2022: Qatar condena campanha “infundada” em resposta a críticas do PE

O Qatar condenou a resolução adotada na semana passada pelo Parlamento Europeu (PE) criticando a sua escolha como sede do Mundial de futebol em curso e denunciou uma campanha “infundada” assente em “acusações falsas e informação enganosa”.

Covid-19: Human Rights Watch pede respeito pelos direitos de manifestantes na China

A Human Rights Watch defendeu hoje que o Governo chinês deve respeitar os direitos de todos aqueles que protestam pacificamente contra as restrições no combate à pandemia de covid-19.

Sociedade civil são-tomense pede investigação internacional a “triste episódio” com quatro mortos

A sociedade civil são-tomense pediu hoje aos parceiros de cooperação uma “investigação internacional urgente” sobre o “triste episódio” do ataque ao quartel militar, na sexta-feira, em que morreram quatro pessoas, alegadamente após “agressão e tortura”.
Comentários