[weglot_switcher]

OMS investiga nova variante da Covid-19

O alerta tinha sido dado esta segunda-feira pelo secretário de Estado de Saúde britânico, que afirmou no parlamento que essa variante está a ser encontrada no sul do Reino Unido.
  • Organização Mundial de Saúde
14 Dezembro 2020, 19h11

A Organização Mundial de Saúde (OMS) informou esta segunda-feira está atenta a uma nova variante genética da Covid-19 que surgiu no Reino Unido, apesar de ainda não existirem evidências de que se comporte de maneira diferente dos tipos do vírus que são conhecidos.

“Estamos cientes dessa variante genética relatada em 1.000 indivíduos no Reino Unido. As autoridades estão a analisar a sua importância. Vimos muitas variantes, este vírus evolui e muda ao longo do tempo”, esclareceu o principal especialista em emergências da OMS, Mike Ryan, em conferência de imprensa divulgada pela Reuters.

O alerta tinha sido previamente dado pelo secretário de Estado de Saúde britânico, que afirmou no parlamento que essa variante está a ser encontrada no sul do país e as análises em curso demonstram que está a “a crescer mais rápido do que as variantes existentes”.

“Devo enfatizar neste ponto que atualmente não há nada que sugira que a variante torne mais provável o aparecimento de doenças graves. O conselho clínico mais recente é que é altamente improvável que esta mutação falhe em responder a uma vacina”, referiu esta manhã Matthew Hancock aos deputados.

A OMS reconheceu ainda o “impacto desproporcional” a longo prazo da pandemia em “mil milhões de jovens” afetados pelo encerramento de escolas, lançando uma iniciativa global para os ajudar a lidar com as consequências. “Apesar de as consequências diretas da pandemia na saúde dos jovens serem menos graves, a juventude é desproporcionadamente afetada pelas consequências a longo prazo”, afirmou o diretor geral, Tedros Ghebreyesus, aos jornalistas.

Em Portugal, desde o início da pandemia, registaram-se 350.938 casos confirmados de Covid-19. Só esta segunda-feira foram contabilizados mais 2.194, de acordo com o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. O número de vítimas mortais do novo coronavírus no país é de 5.649, sendo que houve mais 90 vítimas mortais nas últimas 24 horas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.