[weglot_switcher]

Onda de calor na China força o fecho de várias fábricas de semicondutores

A razão é a falta de energia na provincia de Sichuan.
19 Agosto 2022, 17h45

Uma onda de calor e a seca que estão a afectar a China, causaram faltas de energia na província de Sichuan, que depende em larga escala da energia gerada através de hidroeléctricas. Em resultado, o governo ordenou a suspensão da produção em várias fábricas desta província durante seis dias, o que pode vir a causar atrasos na produção de vários bens de algumas marcas conhecidas.

A suspensão foi decretada para aliviar a pressão na rede eléctrica da província de Sichuan, que tem 84 milhões de habitantes e é uma das zonas com mais concentração de fábricas na China.

A China está sob uma das maiores ondas de calor nos últimos 60 anos, com a temperatura a chegar aos 40 graus em muitas cidades. Os aparelhos de ar condicionado tornaram-se muito populares na China. Um sinal desta popularidade é consumo de energia para refrigeração, que aumentou 68 vezes desde 1990.

Um dos fabricantes mais afectados é a Intel, que tem duas fábricas em Chengdu, Sichuan. As instalações da Intel consumiram 240 GWh no ano passado, o que demonstra a enorme quantidade de energia que as instalações de produção de semicondutores gastam. Ainda não é claro o impacto que esta suspensão vai ter na disponibilidade e preços dos produtos da Intel.

A suspensão da produção também afecta outras empresas, como a Toyota, Volkswagen, Texas Instruments, Foxconn, e a fabricante de baterias para automóveis eléctricos CATL. Segundo a Bloomberg, a VW espera alguns atrasos nas entregas de novas viaturas. Já a Foxcon diz que o impacto da paragem é limitado.

PCGuia

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.