As marcas revelam uma preocupação cada vez maior em garantir que as mensagens e ideias criativas das campanhas publicitárias sejam mostradas nos meios/suportes adequados e assim cheguem de forma efetiva aos seus clientes.

Nos últimos anos temos verificado que uma das principais tendências para comunicar de forma efetiva no Digital é utilizar diversos tipos de segmentação, permitido pela maior parte das plataformas onde são implementadas e otimizadas as campanhas. Estes modelos de comunicação e previsibilidade exigem uma necessidade de investigação contínua sobre os consumidores para chegar a um alvo concreto e respetivos perfis de comportamento relevante para a marca.

A esta nova estratégia de interpretação e boa utilização da multiplicidade de dados existentes, provenientes dos comportamentos de utilizadores, chamamos Marketing Preditivo. Ao implementarmos campanhas digitais com esta base estratégica, conseguiremos antecipar muitas necessidades dos clientes, uma vez que já absorvemos todo o seu comportamento no que respeita ao tipo de consumo que fazem, os sites onde navegam, as horas do dia e dispositivos onde consultam informação ou fazem compras, etc.

Recolher informação e trabalhá-la de forma a que esta se traduza em dados relevantes para decisões futuras continua a ser um dos maiores desafios que muitas marcas enfrentam. A Big Data, como habitualmente é conhecida, só se irá tornar útil a partir do momento em que existir uma integração total das plataformas CRM, analíticas e de compra programática. Ou seja, quando passar de big data a smart data. É, pois, natural que a implementação de campanhas digitais passe cada vez mais pela utilização de segmentos, perfis ou audiências em vez de fazer exclusivamente publicidade em sites específicos.

Através das plataformas de compra programática é perfeitamente possível impactar um determinado target de forma personalizada, independentemente dos sites ou dispositivos em que se navega. No entanto devemos ter em consideração que, para alcançar objetivos de awereness ou performance a abordagem criativa também tem um papel relevante em todo o processo.

Ao longo deste processo – designado por Costumer Journey – também pode ser recolhida informação significativa para identificar momentos decisivos e impactar o utilizador com a mensagem adequada.

A avaliação holística dos dados capturados e gerados pelos comportamentos dos utilizadores garantem sem dúvida uma perspectiva ainda mais otimista no que respeita à eficácia do meio digital, embora exista sempre necessidade de poder usufruir e integrar a componente técnológica existente nas empresas.

Os hábitos de consumo mudam de dia para dia, assim como as decisões que são tomadas com maior rapidez e assertividade, sendo precisamente estes os momentos em que as marcas podem agir de forma oportuna para captar e envolver os seus atuais e potenciais clientes.