[weglot_switcher]

OPA da CTG à EDP representa 84% do valor de fusões e aquisições de 2018

Caso a OPA à EDP tenha sucesso, o valor das fusões e aquisições no mercado português em 2018 será sete vezes superior ao do ano anterior.
16 Novembro 2018, 18h14

Segundo dados da Mergermarket, provedora de dados sobre fusões e aquisições (M&A), a OPA em curso da China Three Gorges (CTG) à EDP que está avaliada em 22,9 mil milhões de euros, representaria 84% do valor total das M&A realizadas em Portugal, este ano.

Em comunicado, a Mergermarket disse que “as operações deste tipo [M&A] em Portugal atingiram o valor mais alto registado até agora – 61 operações no valor de 27,2 mil milhões de euros, incluindo 22,9 mil milhões propostos para a aquisição da EDP pela CTG”.

Ainda assim, a Mergermarket destacou que as fusões e aquisições em Portugal já ascenderam a 4,3 milhões de euros, este ano, um valor superior aos 3,7 mil milhões e 3,6 mil milhões verificados em 2016 e 2017, respetivamente.

[frames-chart src=”https://s.frames.news/cards/lucros-da-edp/?locale=pt-PT&static” width=”300px” id=”160″ slug=”lucros-da-edp” thumbnail-url=”https://s.frames.news/cards/lucros-da-edp/thumbnail?version=1536002116981&locale=pt-PT&publisher=www.jornaleconomico.pt” mce-placeholder=”1″]

Em 2018, “as operações mais relevantes neste âmbito foram realizadas entre a Abanca Corporación Bancaria e o Deutsche Bank Portugal, entre a Horizon Equity/Morgan Stanley Infrastructure e a PT Portugal, e ainda entre a Kildare Partners e o Lagoas Park”, disse a provedora de dados sobre M&A.

A maioria das operações de M&A foram registadas por investidores e capital estrangeiros (73,8%), o que se traduziu em 45 transações, no valor acumulado até novembro de 26,6 mil milhões de euros.

Entre os investidores estrangeiros dominam os investidores europeus, com 32 M&A registadas. Só de Espanha, estão na pipeline de investimento estrangeiro 1,7 mil milhões de euros.

Contrariamente ao que sucede com o resto da Europa, o investimento asiático não preocupa o mercado português de M&A. A Mergermarket explicou que o investimento asiático tem “registado estabilidade, com oito operações até à data [15 de novembro], o mesmo número de 2017”.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.