A oferta pública de aquisição do Caixabank sobre o BPI é 27% superior ao preço de fecho de segunda-feira dos títulos do banco português, segundo o anúncio preliminar da OPA e um comunicado do banco catalão.
“A oferta sobre o quarto banco de Portugal por volume de negócio, formulada por um preço de 1,329 euros por acção, é 27% superior ao preço de fecho do BPI de ontem, 16 de fevereiro”, que é 1,043 euros, lê-se nos dois documentos divulgados hoje pelo Caixabank, presidido por Isidro Fainé e cujo presidente executivo é Gonzalo Gortázar.
O banco catalão Caixabank explica que o preço oferecido equivale à média ponderada da cotação dos últimos seis meses e diz que para efeitos da regulação portuguesa “considera-se como preço equitativo”.
O CaixaBank anunciou hoje a intenção de adquirir a maioria do capital do BPI por 1,329 euros por ação, num total de 1,082 mil milhões de euros.
O banco catalão é o maior acionista do BPI, contando com quatro membros no Conselho de Administração do banco português, seguindo-se a empresária angolana Isabel dos Santos, através da Santoro, com 18,6%, e o Grupo Allianz, com 8,4%.
O CaixaBank estima que a oferta, que será registada na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) assim que se recebam as aprovações regulatórias pertinentes, “se completará durante o segundo trimestre de 2015”.
A operação foi concertada com o BPI, segundo disse à Lusa fonte do banco espanhol.
OJE/Lusa